30/01/2009

ITQB abre laboratórios ao público e homenageia Darwin em Oeiras.











Os investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), de Oeiras, abrem os seus laboratórios ao público no sábado para se darem a conhecer e explicarem o seu trabalho. Já realizado em anos anteriores, o "Dia Aberto do ITQB" constituirá desta vez uma homenagem a Charles Darwin e à Teoria da Evolução. "Através de exposições e conversas, os visitantes ficarão a saber mais sobre os primórdios da vida, a diversidade das moléculas e dos organismos, e sobre como funciona a selecção natural", disse hoje fonte deste instituto da Universidade Nova de Lisboa. Serão mostrados "exemplos da evolução em acção na resistência de bactérias aos antibióticos ou nas plantas que comemos", acrescentou. A iniciativa, que decorre das 10h00 às 17h00, dará aos cientistas uma oportunidade para satisfazerem a curiosidade do público, respondendo às suas perguntas e mostrando-lhes como se faz investigação.

28/01/2009

OLIMPÍADAS DA ASTRONOMIA


As Olimpíadas de Astronomia são um concurso de âmbito Nacional, promovido e organizado pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, destinado aos estudantes do Ensino Secundário, diurno e nocturno, de todo o território Nacional.
Os alunos interessados poderão obter mais informação no endereço
http://www.astro.uevora.pt/eventos/olimpiadas/index.html ou, junto de um dos professores de Física e Química da escola.
O prazo de inscrição termina no dia 13 de Fevereiro e a Prova de Selecção a nível de escola decorrerá no dia 11 de Fevereiro às 13h 00 min na sala 1.2.

Escola Secundária de Ferreira Dias , 28 de Janeiro de 2009

As Delegadas dos 4ºs Grupos A e B
Helena Freitas e Palmira Oliveira

OLIMPÍADAS DA QUÍMICA



À semelhança do que aconteceu em anos anteriores os professores de Física e Química da Escola Secundária de Ferreira Dias dinamizam, junto dos seus alunos, a participação da escola nas Olimpíadas da Física e Química.
As "Olimpíadas Portuguesas de Química ", também designadas por "Olimpíadas de Química", são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de Química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
Para obtenção de mais informações consultar o endereço www.spq.pt/olimpiadas.
As Olimpíadas de Química+ dirigem-se ao ensino secundário.
Prova de Selecção a Nível de Escola : 4 de Fevereiro às 13h e 30 min na sala 12
Semifinal: 14 de Março de 2009 .
Final Nacional: 9 de Maio de 2009 .
As Olimpíadas de Química Júnior dirigem-se ao ensino básico.
Prova de Selecção a Nível de Escola : 4 de Fevereiro às 13h e 30 min na sala 12
Semifinal: 18 de Abril de 2009 .
Final Nacional: 9 de Maio de 2009.
As Delegadas dos 4ºs Grupos A e B
Helena Freitas e Palmira Oliveira

23/01/2009

ANO DARWIN

Comemora-se este ano, a 24 de Novembro, o 150º aniversário da publicação da sua obra mais famosa, «A Origem das Espécies».


Charles Darwin, que se notabilizou pela sua Teoria da Evolução através da selecção natural, está "mais vivo do que nunca" no bicentenário do seu nascimento, segundo afirmam diversos cientistas. Essa é a convicção do biólogo Henrique Teotónio, para quem o naturalista inglês, nascido a 12 de Fevereiro de 1809, foi "uma das pessoas mais importantes na humanidade".


"Devemos-lhe a compreensão de como é que estamos no mundo e como é que os organismos se relacionam entre si", considera o investigador, responsável pelo grupo de Genética Evolutiva do Instituto Gulbenkian de Ciência, para quem Darwin "ainda é mal compreendido".


Para Carlos Fiolhais, professor de Física e director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, "a herança de Darwin tem rendido juros, que se têm acumulado neste século e meio, e continua a render". Na sua perspectiva, "a teoria da evolução é um grande estudo unificador na Biologia, que permite explicar de uma maneira bastante simples a variedade e complexidade do mundo vivo". Carlos Fiolhais acrescentou: "O que o sábio inglês disse foi que pequenas causas fazem, ao longo de muitos e muitos anos, grandes efeitos. Foi assim que a partir de organismos primitivos chegámos à riqueza do mundo vivo actual".

Assinalar o «Ano Darwin» Exposições, conferências, publicações e um congresso internacional vão assinalar em Portugal o «Ano Darwin».

A Agência Ciência Viva abre amanhã no Pavilhão do Conhecimento (Lisboa) o seu programa de celebrações com uma conferência por Michael Ruse, da Universidade da Florida (EUA), com o título «Estará o Darwinismo fora de prazo? Reflexões sobre a Origem das Espécies 150 anos depois».

«A Evolução de Darwin» é o título de uma exposição a inaugurar na sede da Fundação Calouste Gulbenkian a 12 de Fevereiro, seguida de um ciclo de conferências por destacados especialistas mundiais na área da evolução. No entendimento de José Feijó, comissário científico da exposição, "poucos homens terão tido tão vasta influência na civilização ocidental como Darwin", já que "do entendimento da evolução biológica continuam a depender aspectos fulcrais da pesquisa médica, produção de alimentos e sustentabilidade ecológica, ou seja, da melhoria da nossa qualidade de vida e da nossa sobrevivência enquanto espécie". Os conferencistas convidados pela Gulbenkian falarão sobre a vida de Darwin e o seu legado, as consequências científicas e socais dos mecanismos evolutivos e o mediatismo da evolução nos dias de hoje.


No encerramento da exposição, a 24 de Maio, será contada a história dos tentilhões estudados pelo naturalista inglês há 180 anos, nas ilhas Galápagos, por Rosemary e Peter Grant, (na foto ao lado), dois investigadores da Universidade de Princeton (EUA), que continuam a comprovar a evolução biológica naquele laboratório vivo.

22/01/2009

CONVITE À LEITURA

Durante a ocupação alemã, uma família francesa é obrigada a partilhar a sua casa com um oficial nazi.
Esta presença estrangeira é tão insuportável para o narrador e para a sobrinha que com ele vive que decidem fazer um pacto de silêncio: já que não podem recusar-se a receber o oficial alemão em sua casa, sentem-se, pelo menos, no direito de não lhe falar.
Trata-se, no entanto, dum militar culto, músico, que conhece profundamente a França e admira a sua cultura.
Todas as noites, ao regressar a casa, o oficial, através de longos monólogos, procura uma aproximação, demorando-se na sala, observando o piano mudo, percorrendo as lombadas dos livros, e revelando a sua admiração por Balzac, Baudelaire, Molière, Racine, Victor Hugo, Voltaire… Do outro lado, o silêncio, um silêncio profundo como o mar.
A pouco e pouco, o narrador vai começando a sentir respeito e admiração pelo inimigo, não conseguindo ficar indiferente à sua sensibilidade e, sobretudo, à firmeza e tenacidade com que o oficial enfrenta aquele implacável silêncio, nunca desanimando. À despedida, sempre a mesma frase: «— Desejo-vos uma boa noite.»
Escrito por Vercors, pseudónimo de Jean Bruller, O Silêncio do Mar foi publicado clandestinamente em 1942, quando o autor era membro da Resistência.

Biblioteca da ESCOLA SECUNDÁRIA DE FERREIRA DIAS
O SILÊNCIO DO MAR, VERCORS, EDITORIAL PRESENÇA

2009 ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA


Mais informações sobre estas actividades podem ser consultadas em
http : //www. astronomia2009.org/

16/01/2009

LER É CRESCER!


Colóquio com a escritora:
Margarida Fonseca Santos

LER É CRESCER!

6 de Fevereiro às 11 horas na SR


Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960.
Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório. Tinha como objectivo ser professora de Formação Musical, no ensino vocacional. Deu aulas na no Conservatório Nacional, no Instituto Gregoriano de Lisboa e foi professora de Pedagogia na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
Começou a escrever em 1993.
Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens.
É membro fundador do CLIC - Clube de Literatura, Ilustração e Cª.
Orienta ateliers de Escrita com crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrita para Teatro, Escrita para crianças e jovens).
Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o livro Quero ser Escritor! (Escrita Criativa)
Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de Letras.
Foi responsável pelo apontamento Bicho de Conta (contos para crianças), Antena 1, Programa "À Volta dos Dias".
Paralelamente trabalha treino mental para a performance, gestão da ansiedade, estudo, etc.


15/01/2009

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E SEXUALIDADE


PROGRAMA:
14:30- Recepção dos participantes

15:00- Sessão de Abertura- Prof. Leonídia Cunha, Presidente do Conselho Executivo da ESFD; Prof. Maria Lobo Antunes (organização do evento)

15:15- Palestra "Adolescência: Estilos de Vida"- Professora Doutora Maria do Céu Machado, Alta Comissária para a Saúde

15:45- Teatro Escolar de Intervenção (TEI) - coordenação Liliana Paulos (CAOJ) e Prof. Gabriela Fonseca

16:15- Debate com a presença do Professor Doutor Daniel Sampaio

16:45- Encerramento da sessão com entrega de lembranças aos convidados pelos alunos vencedores do Concurso de Slogans de Prevenção de VIH-SIDA no âmbito do Projecto de Promoção e Educação para a Saúde