Mostrar mensagens com a etiqueta Acordo ortográfico. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Acordo ortográfico. Mostrar todas as mensagens

14/02/2012

A Semana da Leitura já foi...


SEMANA da LEITURA 2012
06 a 10 de fevereiro

     No inexorável ritmo do tempo, a Semana da Leitura já foi…. Alguns alunos perguntam na BE: ‘porque não há mais semanas assim?’
     A resposta é óbvia. Na escola há outras aprendizagens programadas, com calendários e planificações bem definidas e a cumprir. Porém, de vez em quando, há diferenças no tempo, no espaço, na forma de partilha de saberes, que permitem à Comunidade Escolar/Educativa algumas metamorfoses de excelentes resultados.
     Programa vasto e variado que se cumpriu com a satisfação de todos os intervenientes. Direção, E. Educação, Pais, Avós, Familiares, Autarcas, Alunos, Professores, Equipa da BE, Responsáveis pelos Clubes, Concursos, Exposições, Escritores, todos estiveram e vieram e partilharam saberes, sentires, proporcionando a aquisição de novos saberes e competências.      
     Nenhuma Atividade merece destaque pela excelência porque todas o foram.  
     Mas, pela magia da partilha, cooperação e solidariedade, fica o testemunho de alguns alunos do 4º ano do E. Básico, do Agrupamento de Escolas António Sérgio (Esc. EB N. Sra da Anunciação e Esc. EB Quinta da Fidalga) que vieram visitar a exposição e participar na Leitura Expressiva do “Principezinho”, trabalhos realizados pela turma 9º+ e outras turmas do mesmo ano.
     Esta foi a obra selecionada para o concurso “ATREVE-TE A LER” de janeiro que a BE implementa desde o ano letivo transato. Vista a exposição e ouvidas as diversas estórias do Principezinho na Terra, em locais desde Sintra à Muralha da China, os meninos, partilhando a magia do conto e a inocência daquele principezinho, escreveram o que sentiram no entendimento de mundos encantados…. Eis alguns exemplos: ‘O Principezinho ensinou-me que não devemos ficar à espera do que queremos. Devemos tentar alcançar o que queremos!’; ‘A história é tão divertida e alegre que me inspirou para viajar para o deserto e para o B 325!’; ‘A história ensinou-me que podemos fazer amigos em qualquer lugar!’; ‘Eu gostei muito da história porque aprendi que a amizade é muito importante!’; ‘Eu aprendi que, às vezes, as pessoas não nos entendem…!’; ‘Senti que o principezinho tinha um bom coração!’; ‘Eu acho que o principezinho vivia num asteroide porque adorava ver a Lua!’;…
Que dizer mais?
Algumas fotografias da Semana lembram-nos como valeu a pena. Só nos resta agradecer a TODOS os que nela participaram.
Em nome da Direção, das Coordenadoras do PNL, dos Professores e Alunos, de todos os participantes, da Equipa da BE:
BEM HAJAM!



















Postado por Carlos Cotter

31/01/2012

PROGRAMA da SEMANA da LEITURA








Durante toda a semana:
        --- exposição de trabalhos sobre a obra “O Principezinho”, elaborados por alunos do 9º ano da Profª Antónia Palmeiro na BE;
        --- exposição de trabalhos de  alunos do 3º Ciclo  das professoras Isabel Vieira e Margarida Costa no Átrio Principal.






Produzido e postado por Carlos Cotter

30/11/2010

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO SEM DOR

O Professor de Português, António Pereira, está a realizar um conjunto de Acções de divulgação do Novo Acordo Ortográfico.

Fase 1
a) com folhetos de marketing em relação às principais alterações a afixar em todos os pisos, no placar junto à BE, no pátio dos amendoins e na secretaria;
b) colocação dos folhetos nas mesas da BE e da Sala dos Professores;
c) deslocação a várias salas de aula, a convite dos professores de Português, para apresentar aos alunos, durante um máximo de 15 minutos, um KIT PARA A ACÇÃO, ou seja, informações sobre as principais mudanças e formas práticas de as integrar. Este kit também será apresentado na próxima reunião da Associação de Pais e EE.
Fase 2:
Divulgação a toda comunidade do já referido kit com afixação/distribuição de folhetos e no blogue da BE.
Fase 3:
Concurso sobre as Regras que Mudam , com início apenas na parte final de Janeiro de 2011.
O lançamento deste Concurso, para toda a Comunidade Escolar, em colaboração com a Biblioteca Escolar, está integrado no Domínio da Leitura e Literacia da Informação.
.