18/12/2010

FOTOGRAFIA DA SEMANA



Iludamos a razão e a visão.

O que vemos é um edifício - Escola - transformado, através do espelho de água no 'nosso Taj Mahal'. Aqui, também há príncipes de vários nomes que se enamoram de princesas, cruzando-se acidentalmente....

O desfecho das estórias não costuma ser trágico, as princesas não morrem. Podem sucumbir às equações matemáticas, aos contratos de leitura, às reflexões filosóficas, às sinapses neuronais, baralhar toda a História e lugares geográficos; podem não saber dissecar uma râ e ainda não foi encontrada a Pedra Filosofal dos alquimistas. No entanto, este edifício (Taj Mahal Ferreira Dias) representa, para muitos alunos que o frequentam, uma das sete maravilhas do mundo, porque aqui se tornam estudantes-pessoas-estudantes- que iniciam a construção do seu futuro, ode ao Amor de uma existência feliz. Eis aqui o Monumento partilhado por aprendizes e seus mestres, nunca esquecido na vida e futuro, que se constrói em cada dia.

E o mundo interior de cada um jamais pode esquecer.
'Taj Mahal- Ferreira Dias': não é uma lágrima solitária no tempo, mas a alegria imensa de antecipação do futuro.

De todos:
Para todos!


Foto. Osvaldo Castanheira - Texto: Mariados Anjos Fernandes

11/12/2010

FOTOGRAFIA DA SEMANA


Para quem ainda não sabia, o 'Pé de Feijão do João', foi aqui plantado, na Ferreira, e é por estes caminhos e escadas espiraladas que vamos subindo e, quiçá, chegar ao topo e colher os frutos - feijões mágicos que não se comem, mas se consomem sob a forma de saberes múltiplos.

Aprender é subir e descer muitas escadas, muitos degraus que se cruzam.
Subimos aos mistérios dos conhecimentos, que não sabemos e devemos descer das vaidades de tudo saber, até à humildade da consciência de nunca passarmos de aprendizes.

E juntos descemos e subimos.... e subimos e descemos.... e aprendemos....

Foto: Osvaldo Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes

07/12/2010

FOTOGRAFIA da SEMANA

A DANÇA Olhemos a irreverência e admiremos a plasticidade dos movimentos destes jovens que, nesta "nossa" Escola, de seu nome Ferreira Dias, dançaram e encantaram na cerimónia de abertura das Comemorações do Cinquentenário. Belos e jovens, seduzem-nos pela alegria e contagiam-nos como se estivessem a convidar-nos para também festejar e dançar. A nossa homenagem a todos eles. Conseguiram dançar e encantar e, em simultâneo, alegrar os nossos corações que, em imaginação, ganharam pés, corpo e alma de 'Nijinsky's'. Todos, com eles dançámos!

Foto: Osvaldo Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes