21/04/2016

25 de ABRIL

RELEMBRAR ABRIL NA BIBLIOTECA ESCOLAR

(...)
Foi então que Abril abriu
as portas da claridade
e a nossa gente invadiu
a sua própria cidade.
Disse a primeira palavra
na madrugada serena
um poeta que cantava
o povo é quem mais ordena.
(...)

Ary dos Santos, in  As Portas que Abril Abriu.
















14/04/2016

TURISLER

Partilham-se momentos da atividade “Turisler”, na Biblioteca Escolar, dia 13 de abril.
Estiveram presentes pais, encarregados de educação e familiares dos alunos que, assim, tiveram a oportunidade de assistir a momentos únicos da vida dos discentes na escola.
Foi dada uma aula de forma peculiar: Alunos da turma 11º C2 apresentaram o poema ‘Sentimento dum Ocidental’, de Cesário Verde, explicitando cada uma das suas quatro partes, com referências simbólicas ao percurso impressionista do autor e a sua importância na literatura portuguesa.
Alunos do 1º ano do curso profissional de turismo, apresentaram roteiros possíveis relacionados com o poema, especificando todas as possibilidades relativas às subdivisões do mesmo, sugerindo percursos possíveis pela cidade de Lisboa e, não esquecendo também, onde comer, onde dormir!
Foram momentos muito especiais e únicos.
Registamos a presença do Sr. Diretor, de professores da escola, da coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, do presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Agradecemos às professoras Ana Paula Cunha e Teresa Fecha que prepararam os alunos, mostrando como ensinar e aprender não é um processo fechado ou rígido. Com a Biblioteca Escolar e na Biblioteca Escolar, constatamos a importância das várias literacias, desde a leitura à cívica, com a partilha magnífica de aprendizagens interpares.
Parabéns a todos os participantes.

























A Professora Bibliotecária.

11/04/2016

CONVITE À LEITURA


" (...) Algumas pessoas são felizes, outras não. Claro que a maioria está algures no meio destes dois pólos. Pela minha parte, naquela altura era feliz, mas não queria reconhecê-lo. Agora, tantos anos depois, acho que a melhor forma de preservar a felicidade poderá ser não a reconhecendo como tal. (...)".


Assim escreveu Orhan Pamuk, Prémio Nobel da Literatura 2006, na obra 'O Museu da Inocência'.


Boas leituras..., sempre.

Afinal, Ler é o melhor remédio!




06/04/2016

BOLETIM ESTATÍSTICO 2º PERÍODO

Este ano comemoram-se os 20 anos da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) sob o lema " A Biblioteca é o lugar mais fantástico do mundo".

Eis uma prova disso: