21/12/2009

CONVITE À LEITURA


O TUMULTO DAS ONDAS,
de Yukio Mishima

Esta é a história de Hatsue e Shinji e passa-se numa pequena ilha do Pacífico, com mil e quatrocentos habitantes e menos de quatro quilómetros de perímetro.
Shinji é um pescador de dezoito anos, cujo maior sonho é possuir um barco a motor e dedicar-se à pesca ao longo da costa. O pai morreu na guerra e vive com a mãe e um irmão mais novo, Hiroshi.
Um dia, no regresso da pesca, avista uma rapariguinha desconhecida que tinha «um não sei quê de refrescante no olhar, um não sei quê de tranquilidade nas sobrancelhas» e olhava fixamente o pôr-do-sol. Mais tarde vem a saber tratar-se de Hatsue, filha de Terukichi, um homem muito rico, proprietário de dois cargueiros.
Apesar dos obstáculos, entre os dois jovens vai consumar-se um amor puro e verdadeiro, inserido na comunidade de pescadores apartada da civilização e enquadrado na beleza natural e primitiva da pequena ilha.
Yukio Mishima, novelista e dramaturgo japonês, nasceu em 1925 e suicidou-se espectacularmente, praticando o ritual japonês «seppuku», em 1970. É sem dúvida o escritor japonês mais conhecido no Ocidente. O Tumulto das Ondas já foi adaptado ao cinema.


Biblioteca da ESCOLA SECUNDÁRIA DE FERREIRA DIAS

Sem comentários: