11/02/2010
CONVITE À LEITURA - Rosa Lobato Faria - Pequena homenagem
Etiquetas:
Convite à leitura
Referencio só os nomes dos 5 narradores: Filomena, Tia Sebastiana, Pedro, Prof. Ivo Durães e Ausenda.
Assim, resumo-me apenas à minha opinião e experiência da leitura. É de facto muito pouco para quem nunca leu este livro, mas o objectivo é "deixar a pulga atrás da orelha".
Rosa Lobato Faria não cessa, livro a livro, de me surpreender. Esta sua obra O Prenúncio das Águas, revela-nos os mistérios, mitos, segredos e crendices de uma aldeia alentejana, Rio de Anjo, que vai ser submersa para que uma barragem seja construída. As personagens são incomuns, muito bem caracterizadas (mas não inteiramente desvendadas), nas suas vidas turvas e frustradas, naquela terra em que ainda subsiste uma bruxa nonagenária, sibila de bom agoiro e uma cobra ancestral de mau augúrio. Há por aqui diabolismos, arrebatamentos, sensualidade, violência.
São vários os narradores que, capítulo a capítulo, vão desenvolvendo e desenrolando a acção. Quando a obra se fecha, tudo parece tomar sentido? E no devido tempo.
Leitura, esta, de muito interesse, escrita (bem) com inteligência.
Uma mulher procura o seu inexplicável sentimento de culpa, na história da sua família. Que memórias terá herdado? Que circunstâncias poderão tê-la condicionado? Uma saga familiar ao longo do último século no discurso directo de vários narradores. Tendo como pano de fundo uma aldeia condenada a ficar submersa pelas águas de uma barragem, cinco narradores falam de si, completando, à medida que o fazem, uma história a que só o leitor terá direito…
Foi com este livro que descobri Rosa Lobato Faria como escritora, acho que é precisamente por este livro que quem quer descobrir mais sobre esta autora deve começar. RLF que conhecia apenas das inúmeras participações em programas, séries e novelas da televisão, assim como autora de letras de algumas canções que concorreram ao Festival da Canção, surpreendeu-me, com tamanha criatividade, loucura e imaginação. A imagem que se tem de RLF antes de O Prenúncio das Águas é uma… depois do Prenúncio altera-se radicalmente. Ninguém está à espera. Continua para mim a ser o melhor livro de Rosa Lobato de Faria (até ao momento).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário