27/04/2010

SEMANA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

BALANÇO

São muitos e diversificados os caminhos do Conhecimento e “para” o Conhecimento.
Ensinar e aprender pode e deve ser feito de múltiplas formas.
Tem sido esta a perspectiva adoptada pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária com 3º Ciclo de Ferreira Dias, em colaboração com todos os Departamentos Curriculares e, claro, com o incentivo da Direcção Executiva.
Ao longo do ano lectivo já foram realizadas Actividades múltiplas condensadas, sobretudo em três Semanas Temáticas: 1º Período: Semana da Ciência e Tecnologia; 2º Período: Semana da Leitura (em colaboração com o PNL) e no 3º Período, entre 19 e 23 de Abril, a Semana das Ciências Sociais e Humanas.
Os convidados e palestrantes abordaram temáticas diversificadas e úteis, com competências transversais e multidisciplinares, que focaram conteúdos desde o ‘Humor Português’ (Dr. Artur Gonçalves); ‘Os Desafios da Medicina no século XXI’ e a ética das relações humanizadas, absolutamente necessárias entre todos os profissionais de saúde e o doente, ‘Noções básicas de Primeiros Socorros’ que salvam vidas (Dr. Carlos Palos); a obra interessantíssima da História de Portugal, editada em 3D (Prof. Dr.ª Cândida Proença); como escrever pode ser gratificante, foi o que nos transmitiu a Dr.ª Vera Sousa (professora da Escola), através do seu livro “Onde o Tempo nos Levar”; o Dr. Artur Morão proporcionou-nos uma sessão muito especial entre as relações, nem sempre fáceis, entre Filosofia e Ciência; até à palestra da Dr.ª Maria do Céu Machado (Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais) que referiu de uma forma peculiar e sensível como os animais também ajudam a humanizar o Homem.
Tivemos outros contributos, assinalados no Programa da Semana e Blogue da BE.
Todas as comunicações constituíram uma mais-valia para professores e alunos, ávidos de outros saberes, complementares aos curriculares.
Assim, a Escola cumpre os seus múltiplos papéis: instrução, informação, formação e confere competências várias.
Agradecemos a todos os participantes e faremos sempre o possível para que esta Escola seja mais inclusiva e modelo potenciador da aquisição de saberes diferentes para toda a Comunidade Educativa.
Agradecemos também a todas as personalidades/entidades convidadas que nos honraram com a sua presença, nomeadamente o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, o Chefe da Divisão de Educação e outros membros deste e de outros organismos oficiais.
Durante toda a Semana estiveram expostos trabalhos dos alunos, realizados no âmbito dos currículos das disciplinas: Filosofia – “Friso dos Filósofos”, Jogos Didácticos de Geografia e História -“Quiz de Geografia e História”, “Geocidadanias e “Olhares de Geografia”; Filosofia e História – “O Belo e o Feio”.
Em nome da Direcção Executiva, do Departamento Curricular e da Equipa da Biblioteca Escolar, agradecemos a todos, muito amavelmente a disponibilidade e a presença nas Actividades.

Saudações Bibliotecárias da PB e Equipa.

Sem comentários: