22/06/2010

50 ANOS da FERREIRA

Decorreu no passado dia 17 de Junho a sessão inaugural das "Comemorações dos 50 anos da Escola Secundária de Ferreira Dias".
No Ginásio tivemos a participação de alunos que, no campo da dança, desenvolveram várias coreografias, do "Duo de Guitarra Clássica" do Conservatório de Música de Sintra, e os discursos dos representantes da Associação de Estudantes, do Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, da Presidente do Conselho Geral, professora Ana Paula Cunha, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Marco Almeida e da Directora, professora Leonídia Cunha.
Seguiu-se o descerramento de uma placa alusiva ao evento e um "Porto de Honra".






























2 comentários:

Anónimo disse...

As fotos da comemoração dos 50 anos da Escola Secundária de Ferreira Dias (ex-escola Industrial e Comercial de Sintra), estão bonitas. Pena é que, qualquer semelhança entre a escola actual e a escola que existia até finais da década de 1970, seja pura coincidência, com nítida desvantagem para a "versão actual".

Bons tempos em que a escola era TÉCNICA no pleno sentido da palavra e formava TÉCNICOS qualificados que eram procurados no mercado de trabalho.

Que saudades do tempo em que no pátio dos rapazes (os pátios eram separados, naquele tempo) havia uma pista de Salto-em-Comprimento.

Havia também um pátio para as raparigas (onde praticavam desporto), do qual já não restam vestígios, mas que era no local em que hoje está um parque de estacionamento (à direita, logo a seguir ao portão principal).

À volta de toda a escola (junto ao gradeamento), havia plantas (já não me lembro o nome) que estavam sempre impecavelmente arranjadas por um jardineiro.

A escola tinha um Museu, que ficava por cima da Biblioteca (aproximadamente).

A lista das coisas que existiam e que desapareceram é infindavel.

Da escola de há, pelo menos 30 anos (já nem digo 50, que não é do meu tempo), restam apenas "vestígios arqueológicos".

Deixo aqui o meu profundo desagrado, pela total ineficácia de todas Comissões Directivas, Conselhos Directivos, Conselhos Executivos e Direcções (tantas foram as designações para os mesmos cargos), que a partir de 1974, se instalaram nos lugares, sendo feita a "dança de cadeiras" sempre entre as mesmas pessoas, que, nos seus "conclaves" privilegiam a perenidade dos seus "tachos", secundarizando os interesses da escola.

Já agora, era útil que fosse publicada na net, a lista da avaliação de desempenho do pessoal que trabalha na escola, e verificar as classificações das pessoas que têm laços familiares com os "avaliadores".

SENTIDOS PÊSAMES (é o termo mais suave que me ocorre).

Lidia Maria Mendes Manso disse...

É bonito comemorar 50 anos de idade, mas ainda era mais bonito se se tivessem lembrado dos alunos que estrearam a escola, a Escola Industrial e Comercial de Sintra, como era então chamada . Porque se bem me consta ainda andam para aí muitos e bons, que tal como eu gostaria muito de recordar os bons velhos tempos e ver alguns dos antigos colegas.