20/08/2010

Células que "mudam de pele" de um órgão para o outro

Investigadores franceses transformam
células do timo em epiderme
Ciência Hoje, 2010-08-19


Uma equipa de investigadores franceses, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), da Universidade de Lausanne (UNIL) e do Centro Hospitalar Universitário de Vaudois (CHUV), conseguiu transformar células provenientes do timo – órgão linfático que está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica – em epiderme e folículos pilosos (estruturas que darão origem ao pêlo). A descoberta abre novas perspectivas no domínio da regeneração de órgãos.
Encontrar a célula-base que seja transformada em laboratório para qualquer órgão é o ‘Santo Graal’ para os investigadores em Biologia. A criação de pele a partir de células estaminais é um passo importante na ciência. O estudo vem publicado na última edição da «Nature».

O timo tem um papel importante na construção de defesas imunitárias – contém as chamadas células epiteliais, cuja tarefa é de ‘instruir’ as células T a reconhecer e destruir células estranhas (bactérias, células cancerígenas, etc.).

Yann Barrandon, um dos investigadores e autores do estudo, demonstrou as particulares propriedades das células epiteliais, cultivando as de um rato e integrando-as, de seguida, nas da pele, usando técnicas de transplante desenvolvidas no seu laboratório. A experiência permitiu-lhe reconstruir epiderme e folículos pilosos. “O ambiente onde são colocadas é que transforma a natureza delas”, refere e acrescenta que “esta operação poderia ser produzida, em teoria, com outros órgãos”.

O avanço abre portas para várias aplicações, nomeadamente no domínio dos transplantes e regeneração de alguns órgãos. Remete ainda para determinados modelos biológicos, mostrando que é possível criar tecidos com células de origem embrionária diferentes.

1 comentário:

Ministério disse...

Olá blogueiro,
É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde