17/03/2014

VER e ESCREVER


Olhando a foto para «Ver e Escrever», chegamos a memórias díspares e podemos questionar se é a realidade que motiva os afetos e as artes, ou se são as artes e os afetos que desenham a realidade e a constroem para a desconstruírem.
Na memória aparecem imagens do filme “Gata em telhado de Zinco quente”, obra de Tenesse Williams que Richard Brooks imortalizou. Surgem questões do valor dos afetos, como o amor – permitido e usual e o outro, proibido e condenável, logo disfarçável. Surgem questões sobre a ganância, o valor do dinheiro, a doença, as verdades e as mentiras que desenham os dias como se estivéssemos sempre, quais gatos, em cima de um telhado de zinco quente e a vitória fosse aguentar e lá permanecer.
Na memória, aparece o génio de Gaudi. Estes gatos podiam, muito bem, ser as musas inspiradoras do artista para os telhados da casa do Sr. Milá.
Não é difícil, mas apenas desconcertante, a analogia deste telhado tecnológico e feio povoado de gatos com a beleza dos deuses antropomórficos nos telhados em ‘La Pedrera’. Gaudi pensava o milagre da vida e da arte e sabia, com certeza, que os gatos têm sete vidas e conseguem aguentar o feio cenário e poiso, tal como Maggie conseguia aguentar a verdade escondida do filho falhado do Big Daddy. E nós, que verdades conseguimos aguentar?

Foto: Osvaldo Castanheira
Texto: Maria dos Anjos Fernandes

11/03/2014

ESTAMOS AQUI A LER PARA SI


Ainda a Semana da Leitura.

Pela primeira vez, a escola saiu do espaço tradicional do ensino-aprendizagem, e levou a leitura à comunidade. Alunos do 7º ano preparam textos e leram, com emoção e motivação, nas instalações da Caixa Geral de Depósitos, no Centro de Saúde, no Café         Bartolo´s. Divulgaram a leitura na Comunidade. Leram também no gabinete da Direção.   







08/03/2014

BALANÇO da SEMANA da LEITURA

Balanço da Semana da Leitura 2014
A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e desenvolver, a vários níveis, hábitos de literacia.
Na escola Ferreira Dias, a Semana decorreu entre 14 e 21 de fevereiro, com várias atividades que, a todos os níveis, promoveram o gosto pela leitura e escrita.
Houve encontros com escritores, concursos de leitura e escrita, exposições, debates.
Pela primeira vez, a escola saiu do espaço tradicional do ensino-aprendizagem, e levou a leitura à comunidade. Alunos do 7º ano preparam textos e leram, com emoção e motivação, nas instalações da Caixa Geral de Depósitos, no Centro de Saúde, no Café Bartolos. Divulgaram a leitura na Comunidade. Leram também no gabinete da Direção.
Participaram nas atividades 350 alunos e 46 professores, alguns Pais/E. de Educação e Vogal da Educação da autarquia. Participou e beneficiou toda a escola, quer ao nível das exposições, quer ao nível da sensibilização para as práticas da celebração e gosto da leitura.
A planificação e realização das atividades estiveram a cargo da Biblioteca Escolar, em colaboração com o Departamento de Línguas.
Agradece-se a todos os intervenientes a excelente contribuição para o sucesso de todas as atividades.
Agradece-se aos alunos, o empenho, a motivação, a alegria nas aprendizagens e nas experiências diferentes de leituras e literacias.
Agradece-se aos professores, o tempo, a capacidade de envolvimento e de partilha dos seus saberes para outros importantes saberes.
Agradece-se o grafismo e cartaz da Semana ao professor Osvaldo Castanheira.
Agradece-se à Junta de Freguesia de Agualva o empréstimo de materiais de som.
Agradece-se à Biblioteca Municipal de Sintra, polo de Agualva, a parceria estabelecida.
Agradece-se ao Pedro Rito, aluno do 12º ano, os momentos musicais que antecederam as atividades.
‘A Língua Portuguesa’ tema central da Semana, foi promovida com sucesso junto do universo escolar e das comunidades envolventes. Parafraseando Pessoa, a Pátria de todos nós é a Língua Portuguesa.


A Professora Bibliotecária