15/11/2007

CONVITE À LEITURA


CONVITE À LEITURA

convitealeitura@gmail.com

Onze mulheres filhas de reis, princesas de Portugal, entre 1165 e 1816, casaram com príncipes herdeiros ou reis e foram rainhas de Leão, Castela, Aragão ou Espanha.
Casavam sem conhecer o marido, partiam para um país desconhecido, nunca mais voltavam, tinham como obrigação ter um filho homem pois, se fossem estéreis ou parissem só filhas seriam consideradas mercadoria sem valor e muito certamente repudiadas. Não era nenhum conto de fadas.
Desde Urraca, filha de Afonso Henriques, casada com Fernando, rei de Leão, obrigada pelo Papa, a deixar marido e filho por conta de umas leis canónicas que já ninguém cumpria, até Maria Isabel de Bragança, que no início do século XIX, foi casada com Fernando de Espanha, notório frequentador de tabernas e prostíbulos, viveu desprezada pelo marido e morreu devido a uma cesariana a sangue frio ordenada pelo rei, encontramo-nos perante as vidas destas mulheres nascidas em berços de ouro, mas com percursos de vida muito sofridos.
Neste livro temos ainda a história da mais bela, inteligente e culta princesa que Portugal deu ao Mundo – Isabel de Portugal, imperatriz da Alemanha, rainha de Espanha, esposa do imperador Carlos V , que governou a Espanha durante vinte anos em nome do marido, que sempre gostou e confiou nela. Mas nem assim foi feliz.

Infantas de Portugal, Rainhas em Espanha
Marsilio Cassotti
a esfera dos livros

Biblioteca da Escola Secundária Ferreira Dias

Sem comentários: