21/11/2007

E foi assim com Alice Vieira



Encontro com Alice Vieira

Alice Vieira encontrou-se na Escola Secundária de Ferreira Dias com alunos do ensino básico.
Foi no dia 13 de Novembro que a escritora acedeu a um convite da Biblioteca para conversar sobre os seus livros e responder a perguntas dos alunos do oitavo ano. O encontro realizou-se na sala de reuniões da escola, que se encontrava repleta de jovens alunos, preparados para lhe colocarem as mais variadas perguntas: quando e como começou a escrever livros, como escolhe os títulos e nome das personagens, livros que gostou mais de escrever e os que lhe deram mais trabalho, que influências teve de outros escritores, quanto tempo do dia ocupa com a escrita, que suporte de escrita usa e, até, qual o clube desportivo da sua simpatia.
A tudo Alice Vieira respondeu com simpatia, estendendo-se a sessão de perguntas por quase duas horas. No final, ainda se disponibilizou para autografar os seus livros, trazidos de casa pelos alunos ou comprados numa mini feira do livro preparada para o efeito.
Este encontro, que faz parte do plano de actividades da Biblioteca, foi uma iniciativa realizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, com vista à promoção de hábitos de leitura junto das camadas mais jovens, e contou com a presença de um representante do presidente da Câmara Municipal de Sintra, José Fanha, de uma representante do vereador da Educação, Raquel Camacho, do presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Álvaro Silva, e do vice-presidente do Conselho Executivo da escola, Reis Martins.

Sem comentários: