15/04/2008

RELEMBRANDO O 25 DE ABRIL DE 1974

Conta-me como foi o 25 de Abril!
Otelo Saraiva de Carvalho na Ferreira Dias

Otelo Saraiva de Carvalho, figura histórica do 25 de Abril de 1974, através de um contacto feito há alguns meses aceitou o pedido para vir falar à nossa escola sobre o significado desta data. Ficou combinada a sua presença para a manhã do dia 10 de Abril. Tudo confirmado e como o prometido é devido, Otelo Saraiva de Carvalho ainda antes da hora marcada, chegou à Ferreira Dias, pronto para se dirigir aos alunos (desta vez como é óbvio veio de automóvel e não dentro de um tanque!).
Os alunos de várias turmas do 9º, 10º, 11º e 12º anos e alguns professores enchiam por completo a Sala de Reuniões à espera da chegada de Otelo. A mesa reservada para o orador estava devidamente engalanada com cravos vermelhos, em honra do 25 de Abril também conhecido como Revolução dos Cravos. Ficou acordado que o convidado começaria a sua intervenção, não com uma palestra tradicional, mas que seria dada a palavra aos alunos que colocariam as questões que entendessem (algumas até tinham sido preparadas em aulas de História) e ouviriam em seguida a resposta.
Otelo Saraiva de Carvalho ao responder às perguntas que iam sendo feitas, transformou a sessão sobre o 25 de Abril numa verdadeira aula de História ao vivo. Efectivamente deve ser muito raro ouvir os factos históricos serem relatados na primeira pessoa, por aquele que esteve na origem desses mesmos acontecimentos, que acabaram por transformar a nossa História. O 25 de Abril de 1974 foi considerado por Otelo como a data mais importante do século XX português.
Os assuntos tratados englobaram diversos temas, não se limitando apenas àquilo que aconteceu na madrugada de Abril. Houve a preocupação por parte do convidado de traçar um quadro vivo da sociedade portuguesa do tempo do fascismo, vincando a falta de liberdade que então se sentia. A Guerra Colonial, a situação vivida dentro dos quartéis, o ambiente entre os soldados e os capitães que eram obrigados a ir combater para África, também foram focados. O período pós 25 de Abril acabou por ser igualmente abordado não se esquivando Otelo a responder sobre as sua posição sobre as FP 25 de Abril, negando ter feito parte desse movimento.
Uma memória prodigiosa, um discurso bastante vivo entusiasmaram a assistência que não parava de fazer perguntas. No final houve sessão de autógrafos, tendo alguns alunos pedido que a assinatura fosse feita por cima da fotografia do próprio Otelo Saraiva de Carvalho que aparece no livro de História.
Esta iniciativa enquadrou-se dentro das actividades levadas a cabo pela Biblioteca e pelo Grupo Clio de História, mas ela só foi um êxito porque para além da colaboração do Conselho Executivo, do Presidente da Associação de Pais, conseguiu cativar as os mais novos e fez matar saudades aos mais velhos (professores, funcionários) que gostaram de rever a presença de Otelo Saraiva de Carvalho.































Sem comentários: