22/05/2008

Escola Secundária de Ferreira Dias seleccionada a participar no Concurso “Jovens Cientistas e Investigadores”

A Escola Secundária de Ferreira Dias participará em mais uma edição do Concurso “Jovens Cientistas e Investigadores” que terá lugar de 22 a 24 de Maio de 2008, no Museu da Electricidade, em Lisboa. Este concurso é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude, desde 1992, e tem por objectivo promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Investigação e da Inovação.
A nossa escola estará representada por dois grupos do 12º ano, turma C7, os quais foram seleccionados a nível nacional com os seguintes projectos: “A Nutrição para uma Escola Saudável” e “Médico: Profissional e Ser Humano. O elo da Medicina”. Estes projectos têm vindo a ser desenvolvidos pelos alunos no âmbito da Área de Projecto, com a orientação da professora Graça Mayet.
Em “A Nutrição para uma Escola Saudável”, o projecto aborda dois subtemas, “Alimentação Saudável nas Escolas” e “ Alimentação Biológica”. Este grupo elaborou uma ementa, com a ajuda de uma nutricionista, que foi implementada no refeitório da escola durante uma semana, foram realizados inquéritos, panfletos e experiências laboratoriais com alfaces. Através delas, o grupo quis verificar os efeitos dos químicos no desenvolvimento das alfaces e, consequentemente, no Homem.
Em “Médico: Profissional e Ser Humano, O elo da Medicina”, o grupo realizou uma palestra para os alunos do 11º e 12º anos - “A Era da Manipulação Genética” - , um debate - “Bioética e Bio-opinião“, uma actividade experimental sobre as vantagens da manipulação genética e construiu uma maqueta com cerca de 2,50 metros de altura, da dupla hélice do DNA, construída com diversos materiais reutilizados.
Agora resta-nos aguardar que os projectos dos nossos alunos consigam uma boa classificação!

1 comentário:

abc disse...

Pela segunda vez os alunos da ESFD participaram nesta iniciativa. Parabéns aos alunos da turma 12C7 pelos projectos apresentados e pelo entusiasmo com que os defenderam no Museu de Electricidade!