11/07/2009

CONVITE À LEITURA



NOVOS CONTOS DA MONTANHA,
Miguel Torga,
edição do Autor

A montanha onde se passa a acção destes contos é Trás-os-Montes, região natal de Miguel Torga, pseudónimo literário do médico Adolfo Rocha.
Publicados em 1944, como sequência a Contos da Montanha, estes contos são fruto da observação do escritor, que cedo largou a sua terra para correr o mundo, mas nunca deixou de se comover com a fome, a ignorância e o desespero que aí encontra, quando regressa.
Encontramos neste livro uma série de personagens, novos e velhos, homens e mulheres, todos tocados por «um vento desolador de miséria que não deixa florir as urzes nem pastar os rebanhos», revelando sempre, no entanto, uma grandeza e uma dignidade impressionantes.
O primeiro conto, O Alma-Grande, fala-nos de um «abafador», o encarregado de abreviar o sofrimento dos moribundos, antecipando a discussão actual sobre eutanásia; em O Caçador, a personagem do velho Tafona parece retratar o próprio escritor e a sua relação íntima com a natureza; e O Leproso conta a crueldade que uma comunidade demonstra em relação a alguém que, embora sofrendo de doença repugnante, precisa de apoio.

Livro cru e intenso, contém vinte e dois contos inesquecíveis.

Sem comentários: