28/10/2009

CONVITE À LEITURA

O Sétimo Véu

A seguir à morte da mãe, o protagonista, professor universitário viúvo e cinquentão, descobre o segredo do seu nascimento e parte numa pesquisa quase obsessiva do passado. Da Espanha convalescente da Guerra Civil à França Ocupada, passando pela Argentina, refúgio de nazis fugidos, ele persegue o passado tentando a conquista da sua própria identidade. Procura o rasto de alguém que era membro da Resistência Francesa e que sofreu um ataque de amnésia no final da ocupação de Paris. A incapacidade para recordar o heroísmo que lhe é atribuído tortura-o e impede-o de construir um futuro ao lado da mulher que ama. Só descobrindo quem é na realidade poderá enfrentar os seus fantasmas.
No entanto, quando se investigam os enigmas do passado corre-se o risco de descobrir mais do que aquilo que se queria averiguar.
Estamos quase em presença de dois romances, um lúdico, imaginativo, surpreendente; outro de histórias sofridas de gente que lutou, sofreu e traiu, nessa Europa do meio do século passado, e que preparou a vida bem mais tranquila das gerações de hoje. É uma história de guerra numa perspectiva humana e não ideológica.

O Sétimo Véu
Juan Manuel de Prada

Dom Quixote

Sem comentários: