15/10/2009

PRÉMIO LEYA

O júri do Prémio Leya, presidido por Manuel Alegre, deliberou conceder a segunda edição deste prémio ao romance O OLHO DE HERTZOG, da autoria do escritor moçambicano JOÃO PAULO BORGES COELHO.

Conforme se lê na acta do júri, «o romance vencedor restitui-nos o contexto histórico dos combates das tropas alemãs contra as tropas portuguesas e inglesas na I Guerra Mundial, na fronteira entre o ex-Tanganica e Moçambique, o confronto entre africânderes e ingleses, a emigração moçambicana para a África do Sul, a reacção dos mineiros brancos, as primeiras greves dos trabalhadores negros e a emergência do nacionalismo moçambicano, nomeadamente através da imprensa e dos editoriais do Jornalista João Albasini».

SOBRE O AUTOR

João Paulo Borges Coelho é historiador e escritor moçambicano. Nasceu no Porto, em 1955, mas, sendo filho de pai transmontano e de mãe moçambicana, cedo foi viver para Moçambique e adquiriu nacionalidade moçambicana. Estudou em Moçambique, obtendo posteriormente Doutoramento em História Económica e Social conferido pela Universidade de Bradford (Reino Unido) e Licenciatura em História conferida pela Universidade Eduardo Mondlane de Maputo, em Moçambique, onde hoje ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral. É, também, professor convidado no Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, tendo publicado vários textos académicos em Moçambique, Portugal, Reino Unido, Espanha e Canadá. Como escritor, estreou-se na ficção com ‘As Duas Sombras do Rio’, em 2003. Foi o vencedor do Prémio José Craveirinha, de 2005, atribuído em 28 de Março de 2006, com o seu livro ‘As Visitas do Dr. Valdez‘. Moçambique é o principal pano de fundo de todo o seu trabalho de ficção. O autor é publicado em Portugal pela Caminho.

Obras publicadas:
Romance e Novela
«As Duas Sombras do Rio», Editorial Caminho, 2003.
«As Visitas do Dr. Valdez», Editorial Caminho, 2004
«Índicos Indícios I. Setentrião», Editorial Caminho, 2005
«Índicos Indícios II. Meridião», Editorial Caminho, 2005
«Crónica da Rua 513.2», Editorial Caminho, 2006
«Campo de Trânsito», Editorial Caminho, 2007
«Hinyambaan», Editorial Caminho, 2008

Banda Desenhada
«Akapwitchi Akaporo. Armas e Escravos», Maputo, Ed. do Instituto Nacional do Livro e do Disco, 1981.
«No Tempo do Farelahi», Maputo, Ed. do Instituto Nacional do Livro e do Disco, 1984 (o autor assina apenas João Paulo)

Sem comentários: