16/05/2010

À conversa com o escritor...

Neste mês de Maio, vamos ter na nossa escola a presença de mais um escritor, José Luís Peixoto. Será no próximo dia 19 que alguns dos nossos alunos que tiveram já contacto com a sua obra ficarão a conhecê-lo um pouco melhor.
Num brevíssimo esboço biográfico, diremos que José Luís Peixoto nasceu em Portalegre, em 1974, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa e, antes de se dedicar por inteiro à escrita, José Luís Peixoto foi professor.
Aos 23 anos de idade recebeu o primeiro prémio da sua carreira literária – o Prémio Jovens Criadores, do IPJ (1997, 1998 e 2000) - , a que se seguiram outros como o Prémio José Saramago (2001), Prémio de Poesia Daniel Faria (2008), Prémio Cálamo Otra Mirada, de Zaragoça (2008), o Prémio Portugal Telecom de Literatura (2009).
Colabora regularmente na imprensa nacional e estrangeira (Diário de Noticias, Jornal de Letras, Time Out, Visão). É romancista, poeta e dramaturgo e os seus livros são alvo de referências críticas em publicaçoes internacionais de referência. O Financial Times incluiu o seu livro “Nenhum Olhar” na lista dos melhores livros de ficção publicados em Inglaterra em 2007. Esta mesma obra, publicada nos Estados Unidos, foi o único livro estrangeiro a ser destacado na selecção semestral das livrarias Barnes & Noble.
Grupos musicais como A Naifa, Da Weasel, Quinta do Bill, Mísia, Joana Amendoeira interpretam textos deste autor.
Os seus romances estão actualmente traduzidos num total de 18 idiomas. Entre nós, o mais recente é “Cal”, publicado em 2007.


Dia 19, 4ª feira às 15 horas na Sala de Reuniões.

Sem comentários: