29/06/2011

A ÚLTIMA CARTA QUE TE DEIXEI

Foi no dia 18 de Junho que a Biblioteca Municipal de Sintra assistiu ao lançamento de mais um livro da professora Vera Sousa. Um ano e meio após o lançamento de Onde o Tempo nos Levar no Auditório Vergílio Ferreira, o seu novo romance intitulado A Última Carta que te Deixei, recebeu perto de centena e meia de convidados, entre eles professores e alunos da nossa escola, que assistiram à apresentação do livro tendo como apresentadoras a professora Luísa Cristina Fernandes, conhecida pela publicação da obra O Medo dos Professores… E só Deles? e pela professora bibliotecária da nossa escola Maria dos Anjos Fernandes. Ambas mostraram o seu parecer pela leitura do novo romance A Última Carta que te Deixei, bem como Paulo Cristóvão, o autor do prefácio deste livro.
Uma vez que A Última Carta que te Deixei é uma obra que gira em torno do mar, focalizando como é a vida de alguns faroleiros, a presença neste evento de um faroleiro de larga experiência pela costa portuguesa foi um dos pontos interessantes deste encontro literário no dia 18 de Junho, o qual amavelmente discursou e nos mostrou através de imagens seleccionadas por si como se encontravam alguns faróis há cinquenta anos, como os faróis da Guia, do Cabo da Roca, das Berlengas e do Cabo Raso.
A sessão de agradecimentos por parte da autora a todos os que contribuíram para a realização deste seu romance precedeu o beberete que ocorreu na Casa de Chá da Biblioteca Municipal de Sintra. Foi este evento que fez renascer esse recanto inserido no Jardim D. Fernando II com vista para a Serra de Sintra. Os jardins da Biblioteca ficaram povoados pelos inúmeros convidados que conviveram e tiraram fotos junto da escritora e apreciaram a bela paisagem. Muitos deles, não residentes do concelho de Sintra e que desconheciam o nosso espaço bibliotecário, aproveitaram as belas paisagens dos jardins para começarem a ler os primeiros capítulos do livro.
Na esperança que este seu novo romance chegue rapidamente à 2ª edição, Vera Sousa deixa o convite para a leitura de A Última Carta que te Deixei. Poderá adquirir a obra junto das livrarias.





Sem comentários: