21/04/2012

FOTOGRAFIA da SEMANA


Não estamos a ver nem a olhar para ‘A Persistência da Memória’ de Dali e, no entanto, a memória persiste.
Tantos de nós observamos e vemos, através desta imagem, um tempo de infância em que fomos meninos de muitos porquês, de muitos gestos repetidos, de palavras ensonadas, de ‘respeitosos medos’, de tantos ‘Dá licença, Minha Senhora?’, de silêncios sem respostas.
Símbolos e ícones de um País, num tempo parado e tristonho, ritmado por rotinas feitas valores inquestionáveis. Jesus, crucificado, Símbolo dos Símbolos, era contado como o Salvador de todos os males que as nossas almas já tinham feito, nos primórdios da, ainda, não existência…
Depois lá estavam os outros salvadores e garantes das nossas vidinhas. Os Chefes da Nação. Comandavam e todos (quase todos…) obedeciam; até o relógio marcava generosamente um tempo certinho, de dez e dez. Capicua e harmonia perfeita.
Esta composição tão certinha até deixa espaço à imaginação para desenharmos triângulos maçónicos, secretos, perturbados pelo quadro negro onde, à força de mais ou menos palmatórias íamos desfilando o rosário do saber ler, escrever e contar. Líamos, escrevíamos, contávamos. Depois…..
Não podemos ignorar…..
Mesmo sem Dali, ainda temos as memórias que persistem.



Foto: Osvaldo Castanheira
Texto: Maria dos Anjos Fernandes


Postado por Carlos Cotter

Sem comentários: