09/10/2012

Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática


Medalha de ouro e três medalhas de prata: Portugal brilha nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática
Ciência Hoje, 2012-10-05
Da esquerda para a direita: Miguel Santos (estudante do 12º ano, em Alcanena), Miguel Moreira (estudante do 11º ano, em Lisboa), Luís Duarte (estudante do 12º ano, em Alcains), David Martins (estudante do 11º ano em Mirandela) e Paulo Antunes (professor).



Terminam amanhã, na cidade de Cochabamba, na Bolívia, as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, mas as provas já foram realizadas e os resultados conhecidos. Os nossos atletas olímpicos da Matemática alcançaram, mais uma vez, com um excelente resultado. 
David Martins (estudante do 11º ano em Mirandela) conquistou uma medalha de ouro, os restantes elementos da equipa, Luís Duarte (estudante do 12º ano, em Alcains), Miguel Moreira (estudante do 11º ano, em Lisboa) e Miguel Santos (estudante do 12º ano, em Alcanena) ganharam medalhas de prata. A equipa obteve o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, ficando em segundo lugar na classificação por países. Pelos excelentes resultados obtidos, Portugal recebeu este ano a Copa Puerto Rico, destinada ao país que mais subiu na classificação nos últimos 3 anos.
Esta competição, que vai na sua XXVII edição, reúne anualmente cerca de duas dezenas de delegações de países latino-americanos incluindo Portugal e Espanha.
Portugal participou com uma equipa de jovens que foram preparados, em anos de trabalho intenso, pelo Projeto Delfos do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo programa QREN-Mais Centro.
Na tradição das competições olímpicas de Matemática internacionais, os estudantes foram confrontados com duas provas com duração de 3 horas cada, incidindo sobre problemas de Matemática elementar de enorme dificuldade.

Sem comentários: