17/05/2013

A Estátua e a Pedra


A Estátua e a Pedra de José Saramago: um livro imperdível
 A Estátua e a Pedra, texto da conferência proferida por José Saramago, na Universidade de Turim, em maio de 1997, explica o percurso literário de quem não pretendeu fazer Literatura, mas, sim, fazer da Literatura Vida, nas próprias palavras do Autor.
A obra, irrepreensivelmente preparada pelos falecidos Professores Luciana Stegagno Picchio e Pablo Luís Ávila, e editada pela Fundação José Saramago, em edição bilingue Português Espanhol, apresenta Prefácio do Professor Giancarlo Depretis, da universidade de Turim, e Posfácio de Fernando Gomes Aguilera.
Não sendo assumido como um texto teórico sobre Literatura, A estátua e a Pedra explica o percurso mental e a criação consequente de Saramago, que revela processos cognitivos e objetivos definidos e claros sobre as funções desempenhadas pela Literatura.
A Estátua e a Pedra é uma obra indispensável a todos os leitores das obras de José Saramago.
Por prazer, para deleite, investigação e ensino, o discurso assertivo e simpático do Autor ilumina os recantos das interrogações que sempre se põem quando o procuramos encontrar nas suas criações. Excelente.

17 de maio 2013
Isabel Castilho

Sem comentários: