24/04/2017

LER E APRECIAR

Título: Grandes Esperanças
Autor: Charles Dickens
Lisboa Editora,
Ed. 2008
224 páginas
Preço: 10,00€
Género: Romance
     A obra Grandes Esperanças, escrita pelo romancista Charles Dickens, entre os anos 1860 e 1861, durante a Era Vitoriana, é considerada uma das melhores obras do autor. É um romance de redenção e perdão dos seus protagonistas. Foi uma obra inspirada numa experiência amorosa, com a atriz Ellen Ternan, que acabou numa deceção. Charles, como todo o inglês naquela época, confiava na inalterabilidade da hierarquia social e mostrou isso no destino de Pip, a personagem principal.
      É relatada a história de Philip Pirrip, mais conhecido por Pip. Pip é órfão e vive com a irmã e o seu cunhado, Joe, com o qual tem uma relação de pai e filho. Vive uma situação dramática marcante, e conhece duas personagens, Miss Havisham, uma mulher rica, e Estella, o seu grande amor.
       Pip tem uma vida muito humilde até um dia. Sendo o mais velho, trabalha como ferreiro com o seu cunhado, Joe, e, mais tarde, ajuda a sua irmã que fica inválida. Um dia, surge um homem dizendo que uma fonte anónima lhe doara uma quantia, dando-lhe para se vestir de uma forma correta. Pip vai viver para Londres, dar um novo rumo à sua vida. A mudança de vida tem aspetos positivos - a ascensão social - e aspetos negativos – o afastamento da família. Pip, ao deixar de ser aquele menino pobre e simples, ganha grandes esperanças para poder conquistar Estella, que sempre o tratara com alguma crueldade.
   Globalmente, Grandes Esperanças revela uma história interessante sobre perdas e ganhos da ascensão social e demonstra que criar certas expectativas pode ser bom ou mau e que as pessoas podem cegar perante a realidade, que é o que acontece a Pip. A lição que este romance transmite é que todos devem ser cautelosos com os perigos de uma ascensão social muito rápida.

                               Ana Catarina, nº3, 11ºL2, 24 de abril de 2017


 

Sem comentários: