03/04/2017

LER E APRECIAR

Título: A vida no céu
Autor: José Eduardo Agualusa
Edição ou reimpressão : 06.2013
Editor: Quetzal editores
Páginas :190
Género: Romance
Preço: 16,60€
A vida no céu, de Agualusa, é um romance de ficção que retoma o mito do dilúvio. É distópico, num futuro que se segue em que o mundo deixa de ser onde é e como se conhece, porque tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia.
A vida no céu descreve um globo terrestre que se encontra inteiramente coberto por água e a temperatura à superfície é intolerável; resta apenas ao homem ascender aos céus. Essa é uma ascensão que é aludida e a narração revela a humanidade que se vê  reduzida a um par de milhões de pessoas que habitam em pequenas aldeias suspensas ou cidades flutuantes de grandes dimensões denominadas Tóquio, Xangai ou São Paulo, numa relação simbólica com um passado extinto. Faz-se um retrato da sociedade em que os mais pobres habitam em pequenas balsas unidas por cordas que formam aldeias, e os mais ricos vivem nas grandes cidades.
Carlos Benjamim Moco é o narrador intradiegético, tem 16 anos e nasceu na cidade de Luanda, que junta mais de cem balsas. O desaparecimento do seu pai leva-o numa envolvente viagem pelo céu, que vai pôr fim a todos os receios da busca pelo desconhecido.
O livro lê-se bem e o português é de fácil compreensão  o que faz com que o leitor se envolva e se deixe levar pelos acontecimentos como se fizesse parte deles.  

 Daniela Dinis nº8, 11ºA2, 03 de abril de 2017

Sem comentários: