18/12/2008

CONVITE À LEITURA

Convite à leitura `

Zeca Perpétuo, filho de Agualberto Salvo-Erro, reformado do mar, tem um só sonho: embrulhar-se com Dona Luarmina, “polposa e carnuda mulata que já acendeu prontidões masculinas, mas agora está apagada”. Mas Luarmina, aliás Albertina da Conceição Melistopolous, que já foi “bela de espantar a homenzarrada” e agora está de figura gorda e gordurosa, não quer nada com os homens, e todos os fins de tarde, num degrau da varanda, numa tristeza molhada, enche o pátio de flores desfolhadas deixando “o chão espantado a mil cores” – Mar me quer, bem me quer….
Argumentando vagas promessas de satisfazer os seus desejos, D.Luarmina pede a Zeca que lhe conte as histórias verdadeiras da sua passada vida. Zeca conseguirá arrastar a mulata para a onda dos seus desejos? E afinal quem é a costureira Luarmina?
Contada com a espantosa criação de palavras de Mia Couto, ilustrada por João Nasi Pereira, esta pequena estória simples de sorrisos dados com o mar – com ou sem lágrimas, leva-nos a viver o dito do avô Celestiano:
Lançamos o barco, sonhamos a viagem: quem viaja é sempre o mar.

Mar me quer
Mia Couto
Editorial Caminho

Sem comentários: