02/12/2008

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA



1 de Dezembro

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA


O que todos precisamos saber sobre a infecção VIH/SIDA

Como se transmite?
a) Por via sexual
b) Por via sanguínea ou parentérica
c) Por via peri-natal ou mãe-filho

a) Durante as relações sexuais não protegidas e/ou por intercâmbio de secreções genitais (esperma ou secreções vaginais).
b) Em resultado da partilha de seringas entre os toxicodependentes ou através de transfusões de sangue contaminado. Também a partilha de objectos que lesem a pele e mucosas como máquinas ou lâminas de barbear, escovas de dentes, brincos, piercings, agulhas de acupunctura/tatuagem ou de furar as orelhas, alguns objectos de manicura, etc., podem ser veículos de transmissão.
c) Quando uma mulher portadora de VIH transmite o vírus ao seu bebé durante a gravidez, parto ou amamentação.

Como evitar ser infectado?
· Através da utilização do preservativo em todo o tipo de relações sexuais (Sexo genital, anal ou oral).
· Pela utilização de seringas e agulhas novas na prestação dos cuidados de saúde e entre os toxicodependentes.
· Não partilhando objectos pessoais que possam estar em contacto com o sangue.
· No caso da transmissão da mãe-filho, submeter-se a uma profilaxia obstétrica/terapêutica adequada, realizar cesariana e não amamentar.

Desmistificação da transmissão
A SIDA não se transmite através de/do/da:
· contactos sociais – Ex. conversa, aperto de mão, abraços ou beijos;
· suor, lágrimas, saliva, tosse ou espirros;
· utilização dos mesmos objectos, como loiça, talheres ou roupa;
· utilização de ginásios, piscinas, casas de banho ou transportes públicos;
· animais domésticos ou picadas de insectos.


Qual a diferença entre um portador e um doente?
Quando o VIH penetra num indivíduo, o sistema imunitário reage produzindo, em 4 a 6 semanas, anticorpos anti-VIH. O período que decorre entre o momento da infecção e o aparecimento de anticorpos no sangue designa-se por “período de janela”.
Os anticorpos não desaparecem e são um sinal inequívoco de que o organismo esteve em contacto com o vírus VIH. As provas de detecção (análise ao sangue) consistem precisamente em demonstrar a presença destes anticorpos. Quando uma pessoa os tem é portadora do vírus, diz-se então que é seropositiva, tenha ou não sintomas da doença.
A fase assintomática da doença pode durar vários anos e durante este tempo, apesar de não ter sintomas, o portador do VIH é um potencial transmissor do vírus a outra pessoa. Não tem manifestações da doença mas pode transmiti-la.
Por diferentes mecanismos o VIH, que permanecia silencioso nos linfócitos T4, células coordenadoras do sistema imunitário, começa, a partir de certa altura, a sua multiplicação, destruindo-os e, consequentemente, vão aparecendo progressivamente sintomas de infecção.
Emagrecimento acentuado, gânglios linfáticos aumentados, aparecimento de algumas infecções, são alguns dos sinais com que se inicia o período sintomático da infecção VIH/SIDA.

Na presença de sangue como podemos inactivar o vírus?
- Através do calor, expondo o sangue a temperaturas superiores a 60º durante 30 minutos.
- Através da desinfecção, utilizando lixívia nas superfícies não metálicas, entre 10 a 30 minutos, ou utilizando Betadine ou álcool, na superfície corporal.

Para uma utilização correcta do preservativo devemos:
1. Guardar o preservativo num local fresco e seco e respeitar o prazo de validade.
2. Retirar o preservativo da embalagem com todo o cuidado, evitando o contacto om unhas, anéis e dentes, para não rasgar a borracha.
3. Premir a ponta do preservativo para retirar o ar e desenrolar sobre o pénis erecto, antes de qualquer contacto genital.
4. Retirar o preservativo logo após a ejaculação, ainda com o pénis em erecção, segurando-o pelo bordo, de forma a evitar qualquer saída de esperma, dando-lhe um nó e deitando-o no lixo.
5. Nunca utilizar lubrificantes que não sejam à base de água. Produtos como a vaselina, pomadas, óleos ou cremes podem danificar o preservativo.
6. O preservativo só pode ser utilizado uma vez e é o único meio de prevenir as IST’s.

E.S.F.D. Projecto de Promoção e Educação para a Saúde

Sem comentários: