30/11/2010

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO SEM DOR

O Professor de Português, António Pereira, está a realizar um conjunto de Acções de divulgação do Novo Acordo Ortográfico.

Fase 1
a) com folhetos de marketing em relação às principais alterações a afixar em todos os pisos, no placar junto à BE, no pátio dos amendoins e na secretaria;
b) colocação dos folhetos nas mesas da BE e da Sala dos Professores;
c) deslocação a várias salas de aula, a convite dos professores de Português, para apresentar aos alunos, durante um máximo de 15 minutos, um KIT PARA A ACÇÃO, ou seja, informações sobre as principais mudanças e formas práticas de as integrar. Este kit também será apresentado na próxima reunião da Associação de Pais e EE.
Fase 2:
Divulgação a toda comunidade do já referido kit com afixação/distribuição de folhetos e no blogue da BE.
Fase 3:
Concurso sobre as Regras que Mudam , com início apenas na parte final de Janeiro de 2011.
O lançamento deste Concurso, para toda a Comunidade Escolar, em colaboração com a Biblioteca Escolar, está integrado no Domínio da Leitura e Literacia da Informação.
.

FEIRA do LIVRO


27/11/2010

FOTOGRAFIA DA SEMANA


DE PARTIDA
Aqui está cada um de nós. A Vida é comparável ao cais de uma qualquer estação aonde chegamos para cumprir um destino e iniciar a viagem. Somos eternos viajantes, sempre a partir e a chegar de nós próprios, para os outros, dos outros para nós. É, é mesmo uma confusão esta viagem, muito pior que a da outra, da mala de cartão, essa tinha destino certo. Mesmo sem o saber foi uma estrela (embora cadente) que brilhou enquanto pôde. Mas nós temos em comum a mala cheia de sonhos, o chegar, ir e vir, chegar e partir, andarilhos errantes. Pensamos que estagnámos no sedentarismo…..

Pura ilusão, continuamos a ser nómadas, à procura de nós mesmos e, quiçá do outro que lá há-de estar, noutro cais à nossa espera.


Foto: Osvaldo Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes

25/11/2010

XVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental



A Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA,
vai promover as suas XVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental,
nos próximos dias 28 a 30 de Janeiro de 2011,
subordinadas ao tema, "Paisagens educativas".
A ASPEA tem procurado a descentralização das suas actividades, realizando este evento em regiões diversificadas do país, de forma a atingir outros públicos e a fomentar a disseminação de um trabalho que julgamos necessário e urgente.

É com este intuito que realizaremos as próximas
Jornadas em Idanha-a-Nova,
nas instalações da Escola Superior de Gestão,
que gentilmente nos deu o seu apoio.
A proposta das XVIII Jornadas de Educação Ambiental
é dar protagonismo à natureza e aos princípios e valores
que devem reger as relações entre os seres humanos
e a restante comunidade de vida, nos diversos espaços naturais e vivenciais.
Participe e ajude-nos a divulgar este evento
.

21/11/2010

FOTOGRAFIA DA SEMANA

SEVILHA

Naquele tempo os homens decidiram que agradecer implicava construir igrejas e catedrais. Houve quem se lembrasse de construir templos megalíticos, ainda hoje de significado obscuro, outros construíram pirâmides e até fizeram uma esfinge à qual ‘colaram’ um enigma; este não teve um desfecho muito airoso, mas também não pode ser tudo bonitinho e sem qualquer mistério. Não são estranhas estas torres acopladas num grande edifício – catedral – feitas de pedra? Temos este elemento ( A PEDRA) comum em todas as construções que devem perdurar no tempo. Mas templos para perdurar no tempo, serão para glória dos deuses ou dos homens que os mandaram construir e querem perpetuar a sua vaidade narcísica ao provocarem a nossa admiração?

Foto: Osvado Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes

19/11/2010

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 2010








SP Televisão

Realizou-se no dia 18 de Novembro, na nossa Escola, um colóquio promovido pela SP TELEVISÃO (produtora da série "Lua Vermelha", transmitida pela SIC), subordinado ao tema "SUCESSO ESCOLAR". Contou com a presença de elementos da produção e os principais jovens e talentosos actores que narraram, na primeira pessoa, a sua experiência de vida e incentivaram os assistentes a porfiarem os seus objectivoa de sucesso.





15/11/2010

FOTOGRAFIA da SEMANA

Sacré Couer
Todos os corações são sagrados, alguns são apenas músculos que atingem a sacralidade por darem vida a quem os carrega, têm uma sagrada função. Se lhes dá uma birra e param….a vida desaparece mesmo!!!!

Outros são sagrados porque se transmutam na alma e nos afectos do Amor e da Amizade, são abençoados e cumprem sagradas missões. Também podem fazer birras, amuos, parar…e as vidas que tiveram uma existência dourada começam a questionar o tipo de coração ao qual chamaram alma, que lhes calhou.

Mas há corações de pedra!!! Duros, maus, que provocam sofrimento e emoções negativas. A esses não os queremos e até nos afastamos deles. Não obstante, há sempre uma excepção e aqui temos, perante nós, um coração de pedra que, não obstante está e é SAGRADO. Se não, vejamos a multidão que peregrina à procura duma interioridade sagrada através das pedras, que unidas e arrumadinhas se transformaram num lugar simbólico e de culto. Este coração só é sagrado porque é uma convenção, é um ícone, um símbolo belo e explícito que de pedra se fez mas em doçura se transforma para acolher todos os outros corações: os músculos que batem em cada ser e os afectos que nos sustêm. Por isso, abençoemos todos os SACRÉ COUER!

Foto: Osvalco Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes

10/11/2010

E terna Biblioteca



E terna Biblioteca
Realizou-se nos dia 05 e 06 de Novembro de 2010, no Palácio Valenças, Sintra, o E terna Biblioteca; 8º Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares.

A Professora Bibliotecária da Escola Secundária com 3º ciclo da Escola Secundária de Ferreira Dias esteve presente em representação da Escola e da BE/Equipa e pôde constatar a óptima organização, a boa vontade da Divisão de Educação da C. M. de Sintra e a qualidade das participações, comunicações e oficinas.
Para além das aprendizagens mútuas e partilha de experiências por todos e para todos, salientam-se dois momentos diferentes que rivalizaram na magia: na 6ª feira, dia 5, no cenário fabuloso da Quinta da Regaleira, o lançamento do ‘Livro’ de J. Luís Peixoto e a possibilidade de ouvirmos e falarmos com o autor, na sua comunicação afável, que personalizou para cada um.

Dia 6, Sábado, no final dos trabalhos, ‘foi-nos servido’ um doce chá com estórias de encantar de Matilde Rosa Araújo, por meninos, princesas, fadas, Charlot e outros príncipes. Adoçaram-nos a alma de gestos, de palavras e de mimos.

Obrigada e parabéns a todos.

Texto: Maria dos Anjos Fernandes

07/11/2010

FOTOGRAFIA DA SEMANA


BAILA COMIGO

A menina dança?

Dança comigo, consigo, para si ou para nós?

Quem a criou assim, bailarina solitária, para nos desafiar com a sua arte que, de tanto rodopiar parou? Extática, estátua, pintura, criatura imaginária, para nos fazer sonhar. Então dancemos, bailemos Ravel e o seu Bolero, sem pararmos nós, que a menina já parou. Mas…ai de quem quiser dançar consigo: terá de se encostar apenas à imaginação, aconchegá-la contra o peito e rodopiar pela sala, até os pés lhe doerem de tanto dançar sem sair do mesmo sítio. Porque o sítio é seu e a imaginação é deles: daquele que a fez e daquele que consigo dançou. Os dois são apenas um e esse é cada um dos que consigo quiserem bailar.

A menina dança? Para si? Para nós? Baile, baile comigo….

Foto: Osvaldo Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes

02/11/2010

COLÓQUIO: “100 anos da implantação da República”









1910-2010
Centenário da República

Colóquio
“100 anos da implantação da República”

com
LUÍS FARINHA

Comissário da Exposição Viva a República 1910-2010, investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, mestre em História Contemporânea e doutorado em História Política e Institucional Contemporânea pela FCSH-UNL

9 de Novembro, 3ªfeira, 15 horas
Sala de Reuniões