21/01/2011

Aromaterapia e a Memória Declarativa


"O grupo SNIFF, constituído por alunos do 12ºC1, está a desenvolver um projecto no âmbito da área curricular de Área de Projecto. Segue-se uma sucinta descrição das bases teóricas que permitiram ao grupo aumentar o seu grau de conhecimento quanto aos temas em foco. Antes de mais, o objectivo do projecto do grupo SNIFF é investigar uma relação verificada entre os Óleos Essenciais de algumas plantas e a melhoria significativa da memória.

- Qual a Relação entre a Aromaterapia e a Memória Declarativa?
A aromaterapia é considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia (prática terapeuta baseada em preparados derivados de plantas). Aromaterapia é, tal como o próprio nome indica, uma terapia baseada em aromas – óleos extremamente concentrados, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeira e resinas. Esses extractos, chamados essências ou óleos essenciais, contêm as substâncias que dão perfume às plantas, sendo que o seu odor é a característica potencializada. São utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.
No entanto, a Aromaterapia deve ser sempre empregue com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contra-indicações, além de dosagens indicadas e formas de uso.
A memória surge como um processo de retenção de informações no qual experiências, vivências e conhecimento são arquivados e recuperados quando são necessárias. É uma função cerebral superior relacionada com o arquivo de informações obtidas em experiências vividas e conhecimentos adquiridos.
O termo memória tem sua origem semântica no latim e significa a faculdade de reter e/ou readquirir ideias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente.
A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante, dado que forma a base que possibilita a aprendizagem. Se esta base não existisse, não teríamos forma de tirar proveito da experiência passada.
Assim, aprendizagem e a memória são o suporte para todo o nosso conhecimento, assim como habilidades e planeamento, possibilitando a recordação do passado, a vivência do presente e a previsão do futuro.
Se quer saber mais sobre este projecto, sobre os elementos constituem o grupo SNIFF ou sobre a ESFD, visite-nos clicando no nosso logótipo, no fim da barra lateral.

Sem comentários: