29/01/2011

"LUSÍADAS" e "MENSAGEM"

Para quem ainda tem, à flor da pele, a alma portuguesa, estas duas palavras, como títulos, lembram-nos algo grandioso do passado deste povo, que à deriva partiu e novos mundos encontrou.
À primeira vista, parece nada terem em comum um com o outro, nem na cronologia temporal, nem no conteúdo.
No entanto, várias turmas de 12º ano da nossa escola, tiveram o privilégio de ouvir a palestra do Dr. António Carlos Cortez e perceberem a simbiose das obras. Sebastião, ‘o desejado’, é apenas um dos pormenores do livro das ninfas e dos amores, assim como D. Dinis também aparece na Mensagem (Portugal) e deseja um bom futuro, brilhante, pleno de caravelas e naus futuras, que não viu, mas anteviu.
Os alunos escutaram com muita atenção e todos agradecemos a possibilidade de saberes que nos levaram do misticismo bíblico aos conselhos do esforço e trabalho necessários para, de forma científica, haver a capacidade de triunfo no estudo e comentário científico das obras estudadas.
Só podemos, como professores, em nome de toda a escola e dos alunos, agradecer a partilha tão séria, mas comunicada de forma brilhante, que não cansou, mas encantou.

Obrigada Dr. António C. Cortez

Sem comentários: