14/03/2011

ATREVE-TE A LER

E a crónica vencedora do mês de Fevereiro, é:

A MENINA DO MAR – SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
CRÓNICA

Esta história de Sophia de Mello B. Andresen fala-nos de coisas fundamentais para a vida. Fala-nos da amizade, da partilha, da alegria, da tristeza e da saudade. Fala-nos também daquilo que podemos aprender uns com os outros, embora numa terra e num mar de faz-de-conta. Mas, com é uma história, tudo tem de ser a fazer-de-conta.
Há um rapaz que vive na terra, numa casa que até tem um jardim e flores, gosta do mar onde não pode viver, só olhar, nadar e aquecer-se na areia e nas rochas quando há sol.
Depois, num dia habitual, há coisas estranhas que aconteceram. Risos mágicos de um peixe, de um polvo, de um caranguejo e de uma menina muito, muito pequenina. Conheceram-se sem precisarem de saber os nomes, eram apenas o rapaz, a menina, o polvo, o peixe e o caranguejo. Tornaram-se amigos e partilharam os segredos e as coisas mais banais das suas vidas. O rapaz foi mostrando como na Terra existem épocas, estações do ano, com coisas que as diferenciam: na primavera há flores, no verão o calor do sol aquece como o fogo, no outono, as colheitas dos frutos, as vindimas, que permite
m colher os frutos das videiras e fazer vinho que dá muita alegria quando se bebe em cálices muito pequeninos.
Foi então que o rapaz teve vontade de conhecer e viver no mar e a Menina teve vontade de conhecer e viver na Terra.
Mas a Menina era como uma sereia pequenina, não podia sair da água, ficava seca como uma folha de jornal e morria. O Rapaz não podia viver no mar, afogava-se e morria também.
Decidiram fugir os dois: o Rapaz colocava a Menina num balde com água e podia mostrar-lhe as maravilhas da Terra. Isto foi o que eles imaginaram. Não puderam fazê-lo. Outros polvos ouviram, foram contar à Raia, Rainha, para quem a Menina dançava nas festas marinhas e os amigos tiveram de separar-se. No mar, também há castigos, a Raia enviou a Menina para outros mares e outras praias. A partir daí, a alegrias transformou-se em tristeza, a saudade que fica nos corações quando aqueles de quem gostamos se vão embora. Viviam infelizes, um sem o outro.
Até que um dia, surgiu no céu uma gaivota com um presente estranho para o rapaz.
Querem saber o que era?
Leiam a história e fiquem a saber que, quando a amizade é verdadeira, Terra e Mar, são apenas lugares possíveis para que a felicidade aconteça.

Parabéns à vencedora Isabel Garcia

Sem comentários: