02/05/2011

FOTOGRAFIA da SEMANA



Chegaram de outro mundo, num dia de sol. Deixaram os trabalhos na escola, não trouxeram ouvidos para as normas que não as do mar para ir e voltar, esqueceram por instantes as regras do bom comportamento e apenas decidiram aproveitar o chão que pisavam e o ar de maresia, com a água do mar e as ondas que os chamavam como sons de sereias.


Combinaram fazer um jogo, de cima para baixo, trocando depois – de baixo para cima. Aqui, com areia e trilhos de brincar, decidiram fazê-lo. O menino de cima, já subiu e desceu a correr aquele caminho que tudo tem para ser de brincar, subir com custo e descer a correr, umas 25637 vezes. O menino de baixo, mais franzino, não se atreve a tanto. Apenas encoraja o outro, numa solidariedade aprendida no lazer, que perdurará na cumplicidade de muitos amanhãs sem sol, nem dunas, com normas a cumprir, quando o outono e inverno chegarem e estiverem lado a lado, numa sala de aula a ouvir falar da influência da lua nas marés, da formação das dunas ou das plantas que lá sobrevivem…. sem o sol a acariciar-lhes os corpinhos protegidos de cremes. Aí, sufocados em camisolas de lã que lhes travam os movimentos e a imaginação, as orelhinhas têm de estar afinadas para os sons de aprendizagens instrutivas. Resta-lhes a recordação e o passar linear do tempo para regressarem no ano seguinte, quiçá, brincando ao contrário.


O mar, a areia e as sereias estarão lá. Oxalá esteja também aquele trilho pequenino que lhes proporcionou uma felicidade imensa….

Foto: Osvaldo Castanheira - Texto: Mª dos Anjos Fernandes

Sem comentários: