05/10/2011

NOBEL da MEDICINA 2011

Beutler, Hoffman e Steinman laureados com Nobel da Medicina



BeutlBeutler, Hoffmann e Steinman. (Da esquerda para a direita)




O norte-americano Bruce Beutler, o luxemburguês Jules Hoffmann e o canadiano Ralph Steinman partilham o prémio Nobel da Medicina 2011. No entanto, este último não chegou a conhecer o galardão. "Steinman faleceu no dia 30 de setembro", segundo anunciou a Universidade Rockefeller em comunicado, acrescentanto que lhe "foi diagnosticado um cancro no pâncreas há quatro anos, mas a vida dele prolongou-se graças à aplicação de uma imunoterapia à base de células dendríticas que ele mesmo criou".
Laureados:
Bruce Beutler nasceu em Chicago em 1957 e formou-se na Universidade de Chicago, tendo trabalhado como cientista no Universidade Rockefeller e na Universidade do Texas. Desde 2000 é professor de genética e imunologia no Instituto norte-americano “Scripps Research”.
Jules Hoffmann nasceu no Luxemburgo em 1941 e estudou na Universidade de Estrasburgo, em França. Foi diretor do Instituto de Biologia Molecular de Estrasburgo e entre 2007 e 2008 foi presidente da Academia de Ciências de França.
Ralph M. Steinman nasceu em 1943 no Canadá, onde estudou biologia e química na Universidade McGill. Mais tarde, frequentou a Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Foi professor de imunologia na Universidade Rockefeller desde 1988 e também diretor do Centro de Imunologia e Doenças Imunes.

Sem comentários: