14/02/2012

A Semana da Leitura já foi...


SEMANA da LEITURA 2012
06 a 10 de fevereiro

     No inexorável ritmo do tempo, a Semana da Leitura já foi…. Alguns alunos perguntam na BE: ‘porque não há mais semanas assim?’
     A resposta é óbvia. Na escola há outras aprendizagens programadas, com calendários e planificações bem definidas e a cumprir. Porém, de vez em quando, há diferenças no tempo, no espaço, na forma de partilha de saberes, que permitem à Comunidade Escolar/Educativa algumas metamorfoses de excelentes resultados.
     Programa vasto e variado que se cumpriu com a satisfação de todos os intervenientes. Direção, E. Educação, Pais, Avós, Familiares, Autarcas, Alunos, Professores, Equipa da BE, Responsáveis pelos Clubes, Concursos, Exposições, Escritores, todos estiveram e vieram e partilharam saberes, sentires, proporcionando a aquisição de novos saberes e competências.      
     Nenhuma Atividade merece destaque pela excelência porque todas o foram.  
     Mas, pela magia da partilha, cooperação e solidariedade, fica o testemunho de alguns alunos do 4º ano do E. Básico, do Agrupamento de Escolas António Sérgio (Esc. EB N. Sra da Anunciação e Esc. EB Quinta da Fidalga) que vieram visitar a exposição e participar na Leitura Expressiva do “Principezinho”, trabalhos realizados pela turma 9º+ e outras turmas do mesmo ano.
     Esta foi a obra selecionada para o concurso “ATREVE-TE A LER” de janeiro que a BE implementa desde o ano letivo transato. Vista a exposição e ouvidas as diversas estórias do Principezinho na Terra, em locais desde Sintra à Muralha da China, os meninos, partilhando a magia do conto e a inocência daquele principezinho, escreveram o que sentiram no entendimento de mundos encantados…. Eis alguns exemplos: ‘O Principezinho ensinou-me que não devemos ficar à espera do que queremos. Devemos tentar alcançar o que queremos!’; ‘A história é tão divertida e alegre que me inspirou para viajar para o deserto e para o B 325!’; ‘A história ensinou-me que podemos fazer amigos em qualquer lugar!’; ‘Eu gostei muito da história porque aprendi que a amizade é muito importante!’; ‘Eu aprendi que, às vezes, as pessoas não nos entendem…!’; ‘Senti que o principezinho tinha um bom coração!’; ‘Eu acho que o principezinho vivia num asteroide porque adorava ver a Lua!’;…
Que dizer mais?
Algumas fotografias da Semana lembram-nos como valeu a pena. Só nos resta agradecer a TODOS os que nela participaram.
Em nome da Direção, das Coordenadoras do PNL, dos Professores e Alunos, de todos os participantes, da Equipa da BE:
BEM HAJAM!



















Postado por Carlos Cotter

Sem comentários: