04/03/2012

FOTOGRAFIA da SEMANA


A dimensão onírica que é conveniente termos, leva-nos a reinos do imaginário que criamos ou que interpretamos.
Nem sempre é fácil sairmos do paradigma do pensamento muito racional, estereotipado em símbolos e determinado por mais ou menos preconceitos e modelos interpretativos da realidade.
A tecnocracia e o pragmatismo estão na ordem do dia e vão relegando para os confins da ‘Terra do Nunca’ algum assomo de diferença.
Não obstante, a imaginação, o insólito, o improvável, surgem.
Se olharmos bem a beleza aparece perante nós, se quisermos colocar em ação o essencial da essência que somos: seres de cinco sentidos funcionais e estruturantes do real; mas seres que têm também inúmeras possibilidades de cumprir a dignidade da humanidade com que este mundo nos recebe e nele mantém. É nessa perspetiva que podemos ambicionar ir para além do tempo calendarizado e do espaço delimitado que nos acolhem. Se conhecemos e pensamos, também sentimos, temos afetos e experimentamos emoções; atrevemo-nos a imaginar. Podem ser subtis as diferenças com que vemos e estamos no Mundo mas, qual passo de Armstrong ou um pequeno ovo de Colombo, podem modificar o Cosmos e a nós próprios, na realidade construída.
Não estranhemos pois este Livro que de madeira parece, assente na representação esférica do Mundo que o sustém.
Pensando bem, o Mundo tudo comporta. No limite, aceitemos o instante zero da explosão inicial e a libertação máxima de energia que tudo já continha, que a tudo deu origem e que de novo tudo incorpora e transforma. Já comportava este Livro!
Ah, o melhor de tudo é aceitarmos que também lá estávamos como homo-sapiens-demens com a nossa capacidade demiúrgica e única de criação que nos faz pensar que, se das árvores é feito o papel, por que não o papel ser árvore transformada em Livro, para nele se escreverem estórias, recados, momentos, desenhar corações que Cupido manda terem setinhas certeiras ao coração do Outro?

Foto: Osvaldo Castanheira
Texto: Maria dos Anjos Fernandes

Postado por Carlos Cotter

Sem comentários: