10/03/2012

FOTOGRAFIA da SEMANA



Experimentemos duas possibilidades para visualizarmos esta imagem que, por ser imagem, estática está.
Pensemos observá-la na margem oposta do lago. Veremos pessoas numa combinação perfeita de momentos, quiçá descritos por Thomas Mann na sua Montanha Mágica em que o espírito e a natureza andam a par com a saúde e a doença, numa primavera ou verão alpinos, fazendo do tempo da espera de desfechos quase sempre previsíveis, um tempo de ilusões para projetar o futuro que é sempre um tempo inexistente porque, quando lá chegamos, é sempre o presente que se transforma impreterivelmente em passado.
Mas a quietude do lago e das árvores, onde não observamos ventanias nem as tempestades interiores, abraça a serenidade postural de quem observamos e a nós não vê porque não estamos lá. Mesmo que estivéssemos, teríamos olhos de silêncio, atentos apenas ao essencial. E este essencial deslumbraria pela perfeição de momentos irrepetíveis entre Homem e Natureza.
Podemos supor que estamos no lado oposto e observamos tudo o que à nossa frente está, coincidente com quem está e nos volta as costas. Então, surge-nos a analogia com os Buendía que G. Garcia Márquez nos leva a supor viverem em Macondo, terra dos cem anos de solidão. Ali estão eles, todos os ‘José Arcádio’, todos os ‘Aureliano’, todos os ‘Melquíades’, todas as ‘Úrsula’, todas as ‘Amaranta’ de costas para o exterior de si próprios, acreditando que aqueles bancos e árvores parados no tempo e no espaço são a sua casa abençoada, que é naquele lago que está a possibilidade alquímica de ouro obter.
Mais importante que o ouro será o encontro que determina o fim da procura: cada um se pode rever num lago – espelho onde passado, presente e futuro coexistem na visão hedonista em que pode existir um elixir permanente de ser. Ser com o Outro, de Si e Para Si!
Eis o Santo Graal de cada um de nós.
Não o procuremos.
Se quisermos, encontramo-lo no pensar e no ser que vamos sendo.
Basta que não tenhamos pressa e nos sentemos num qualquer lugar assim, imaginando que chegamos ao Paraíso.

Foto: Osvaldo Castanheira
Texto: Maria dos Anjos Fernandes

Postado por Carlos Cotter

Sem comentários: