13/11/2012

ATREVE-TE A LER - Crónica vencedora.


 «ATREVE-TE A LER»  CRÓNICA VENCEDORA

Diário de Anne Frank

‘A genialidade não tem idade’, esta frase poderia servir muito bem para sintetizar a essência da vida e obra de Anne Frank.
Se nos for permitido especular diríamos que, se Anne Frank não tivesse sucumbido à execrável empresa executada pelos bárbaros nazis, Anne Frank teria tido uma vida melancólica, triste profundamente marcada pela memória da juventude, bruscamente interrompida pela vil rudeza da segunda guerra mundial. Com certeza que o “génio literário” de Anne Frank teria tido a felicidade de conhecer a grandiosidade, clareza e o brilho da luz,  quiçá poderia ter sido galardoada com esses prémios destinados aos grandes escritores.
Anne Frank foi uma adolescente igual às outras mas, ao contrário das suas contemporâneas, também tinha os seus sonhos, angústias, paixões, animosidades familiares e conflitos interiores. Não teve a maravilhosa oportunidade de usufruir da sua liberdade. Não lhe foi concedida a chance de levar uma vida despreocupada e ter um ambiente familiar normal e saudável.
Nós, os afortunados, muitas vezes temos a insensatez de nos lamuriar da nossa situação, entregar-nos à pedinchice e queixarmo-nos constantemente da nossa “feliz ignorância” da vida e não hesitamos em expor o nosso “injustificável sofrimento” perante a benesse que nos é gratuitamente dada todos dias. Talvez exemplos como o de Anne Frank nos lembrem que ser-nos-ia melhor agradecer, enaltecer, regozijar até; com todo o manancial de facilidades que temos e ter sempre presente os princípios da responsabilidade, bom senso, e tolerância.
O que foi possível depreender da história de Anne Frank, é que o diário que nos deixou encerra um conto cujo final foi a tragédia. Nunca saberemos como seres pérfidos, ascorosos, vis, antropoformes, foram capazes de materializar o horror ao expoente máximo, a qualidade mais sublime que eles consideram é serem hediondos.
Adriano Delgado, 12º C5, nº 1

Em nome de toda a Equipa de Biblioteca Escolar os nossos parabéns ao vencedor.



Sem comentários: