27/10/2008

Palavras salteadas… à minha moda! (1)


A
de…
Amizade

Esta é seguramente uma das palavras mais utilizadas em todas as conversas, em todas as línguas, em todos os lugares do mundo.
Como defini-la? Os caminhos que poderia trilhar para o fazer são tantos que a escolha se revela problemática. Vamos então por partes:
Comecemos pela célebre frase de Brigitte Bardot: “Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais!”. Compensar as desventuras, as decepções e as experiências mal sucedidas no seio da sua espécie com um retiro zoológico é, no mínimo, estranho… E Deus nos livre dos amigos da onça
Será a amizade uma estratégica união de forças, tendo em vista o mesmo fim? Há quem diga que sim, mas não será sempre assim se tivermos em consideração a frase de Richard Stengel: “Ter um inimigo comum não é bom fundamento para uma amizade verdadeira.” Mas, tornando as coisas menos claras, Frankfort Moore diz que "Nada aproxima tanto dois amigos um do outro quanto o facto de terem um inimigo comum." Ou seja, um inimigo não dá para construir uma amizade… mas serve para a reforçar.
E, para complicar as coisas, parece que a amizade de um homem é diferente da de uma mulher… “A amizade do homem é frequentemente um apoio; a da mulher é sempre um consolo.” (Johann Paul Richter)
E se distinguir amizade de amor pode ser mais um verdadeiro bico de obra, Luiza de Paula Castro esclarece-nos:
O amor pergunta à amizade: “Para que serves tu?”
A amizade responde: “Sirvo para limpar as lágrimas que tu deixas cair!”
Já para o cantor Caetano Veloso, a amizade é prosaica: "A poesia está para a prosa assim como o amor está para a amizade."
E que dizer da relação entre a amizade e a economia? E tem tudo a ver… pela negativa! Para além da conhecida frase “Amigos, amigos… negócios à parte!”, temos "O melhor meio de conservar amigos é nada lhes dever e nunca lhes emprestar dinheiro." (Paulo Koch)
Já a matemática e a amizade andam de mão dada. Pelo menos é o que pensa Bacon: “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.”
Leitor amigo, em nome da nossa amizade (que aqui começa), partilho consigo a minha máxima preferida:
"Raros são os homens dotados de bastante carácter para se regozijarem com os sucessos de um amigo sem uma sombra de inveja." (Ésquilo)

Aqui nos encontraremos na próxima segunda-feira. Uma boa semana!
Prof. António Pereira (professor.ap@gmail.com)

Sem comentários: