19/02/2009

SEMANA DA LEITURA 2008/2009


ASTÉRIX na ESCOLA - Clube de Francês

Astérix na escola!

Queres ver o filme?

Então aparece, no dia 26 de Fevereiro, às 10 horas, na sala de reuniões.
Inscreve-te junto da tua professora de Francês.

Olimpíadas da Astronomia - Alunos Seleccionados


No dia 11 de Fevereiro de 2009, pelas 13Horas e trinta minutos, realizou-se a prova de selecção para a fase regional das Olimpíadas da Astronomia.
Alunos seleccionados para representar a Escola Secundária Ferreira Dias:
Rosana Isabel Silva, 10ºC3
Daniel André Correia Almeida, 10º C3
João Henrique Ribeiro, 12ºC5
Miguel Freitas Costa, 10ºC3
César Nunes Costa, 10ºC3

Olimpíadas da Química - Alunos seleccionados


No dia 4 de Fevereiro de 2009, pelas 13Horas e trinta minutos, realizou-se a prova de selecção para a fase regional das Olimpíadas da Química.
Equipa seleccionada para representar a Escola Secundária Ferreira Dias:
Ana Rita Cavaco, 11ºC3
Luis David, 11ºC3
Nuno Romana, 11ºC3

18/02/2009

Concurso de Fotografia - Dia da Terra - Lab. FQ/BG


Está aberto o Concurso de Fotografia do Laboratório de Físico- Química/Biologia-Geologia.
Inscrições até ao dia 20 de Março, na Sala 1.10.
As fotografias devem contemplar um dos três temas: “Ambiente(s) Degradado(s)”; “Ambiente Verde” ; “A minha Escola- ESFD”.
Para cada tema será atribuído um prémio. A atribuição dos prémios será no dia 22 de Abril- Dia da Terra.
Palavras salteadas… à minha moda!(6)

E de… Espelho (do latim – “speculu”)


Hoje, de manhãzinha, ao olhar para o espelho, dei por mim a murmurar: “Espelho meu, espelho meu, há alguém mais infeliz do que eu?” Claro que há muita gente com boas razões para se sentir mais infeliz do que eu… No entanto, a perspectiva de só regressar ao conforto do lar e às manifestações fidelíssimas da Ginja e da Pipoca (as cadelas mais loucas que há em Azeitão!), cerca de 14 horas depois (afinal, foram 15…) fez-me ficar assim (absurdamente infeliz).
E se os olhos são o espelho da alma, os meus, sendo castanhos, deviam estar bem desfocados, descoloridas, tal era o meu desejo de voltar ao quentinho dos lençóis de flanela.
Já no comboio (o primeiro dos dois que apanho diariamente), pensei: “E se a escolhida para alimentar esta crónica fosse a palavra espelho?” “Nada mal pensado!”, respondi a mim mesmo.
Ao entrar no segundo comboio, em Sete Rios, a crónica estava quase pronta. Depois de me ter questionado se partir um espelho dá realmente sete anos de azar (para o espelho, o azar é óbvio…), pensei na relação que (man)temos com o espelho.
Para uns, a sua presença é uma necessidade imperiosa, esteja ele na mala de mão, na pala do automóvel, no elevador ou numa qualquer casa de banho… O espelho, aqui, reflecte o que queremos mostrar ou até o que queremos ver (ou pensamos que vemos…).
Para outros, é uma invenção amaldiçoada, estigmatizada, culpada de tudo que o vemos (ou julgamos ver…) reflectido na sua face “implacável”.
O espelho sempre esteve na boca do povo e dos grandes pensadores, associando-o à nossa forma de ser e de estar, de ver a vida, de sermos (in)felizes, de nos projectarmos em todas as dimensões temporais: passado, presente e futuro. Eis alguns exemplos:

A memória é o espelho onde observamos os ausentes. (Joseph Joubert)
Os espelhos fariam bem em reflectir um pouco antes de nos devolverem as imagens. (Cocteau)
O comportamento é um espelho no qual todos mostramos o que somos. (Alfred Montapert)
Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho. (Arthur Scopenhauer)
Os homens gostam de se ver reflectidos em espelhos pouco transparentes. (Par Lagerkvist)
O mundo é um espelho, pois se sorrires para ele, ele sorrirá para ti. (Gustave Le Bon)
A arte não é um espelho para reflectir o mundo, mas um martelo para forjá-lo. (Maiakovski)
Se não quiseres ver tolos, deves primeiro quebrar o teu espelho. (Juan Vives)
Nenhum espelho reflecte melhor a imagem do homem do que as suas palavras. (Juan Vives)
A sátira é uma espécie de espelho, onde aqueles que o fitam descobrem a cara de toda a gente menos a sua. (Jonathan Swift)
A consciência é como um espelho, às vezes embacia. (provérbio)
A culpa não é do espelho, se mostra à virgem que está grávida. (provérbio)

E foi na viagem até ao Cacém que os retoques finais foram dados. Depois, foi só imprimir e divulgar (ver http://bbteca.blogspot.com/).
Um bom Carnaval e portem-se bem!
António Pereira

14/02/2009

O que recorda da sua escola ?


O que recorda da sua escola ?
Como contribuiu ela para o que é hoje,
não só profissionalmente mas como pessoa?

Todos temos memórias da nossa escola – lugares especiais onde crescemos e fizemos amizades, aprendemos, projectámo-nos no futuro, sonhámos ser isto que em parte somos ou, às vezes, outra coisa que quisemos ser e continua apesar de tudo em nós.
Memórias de cheiros (os fritos da cantina, as aparas de borracha, o pátio nas primeiras chuvas …), de texturas (a rugosidade das velhas carteiras de madeira ou o tampo liso, em fórmica, onde deixávamos mensagens a desconhecidos de outra turma), de espaços (o laboratório, a biblioteca, aquele banco onde namorávamos …), de pessoas (um amigo para a vida, um professor especial …), de novas experiências (aquela visita de estudo, uma aula que se transformou numa revelação …).
Por tudo isto, pensámos que seria interessante ir à procura de antigos alunos da Ferreira Dias e perguntar-lhes o que a Escola/nós lhes demos, em que medida a Ferreira contribuiu para o que são e o que fazem hoje, o que de melhor (e pior) recordam de quando cá andaram.
Trazê-los à Escola, através de depoimentos, para cuja recolha pedimos a sua colaboração e com os quais pretendemos fazer no próximo mês de Março uma exposição no Pátio dos Amendoins. Contactar alguns deles para um encontro/colóquio com os nossos actuais alunos.
A ideia não é simplesmente “recolher casos de sucesso” mas dar uma amostragem o mais alargada possível – alguns/algumas são hoje professores, cantores, mecânicos, médicos, cabeleireiros, advogados, pedreiros, actores, desempregados …
Andaram na Ferreira Dias e nós queremos saber o que é feito deles !
Não existe um limite cronológico, mesmo que, para períodos mais recuados, a recolha seja mais difícil.
Vale tudo – por e.mail, carta, telefone, pessoalmente, através de outros colegas, de familiares, dos registos da escola, se necessário recorrendo aos serviços de um detective particular...
Para a recolha de depoimentos é fundamental a identificação e as fotos (actual e outra “desses tempos”). O depoimento deverá abordar as questões indicadas, mas revestirá a forma que cada um entender – texto corrido ou resposta a cada uma das perguntas – tendo em conta que, cada depoimento, não deverá exceder as 4 páginas A4, com fotos incluídas e um tamanho de letra 16.
Podem simplesmente entregar-nos o texto e as fotos e nós “montamos”, mas agradecíamos que o fizessem até final de Fevereiro, para que a Exposição esteja patente ao longo do mês de Março.
Precisamos da sua colaboração, porque os alunos são…

…O NOSSO MELHOR PATRIMÓNIO !

CLIO, Clube de História e Património
da Escola Secundária de Ferreira Dias

12/02/2009

Concurso da REVISTA GIGGLE











O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Revista Giggle (digital) levam a efeito um concurso individual ou em grupo (turma), em três modalidades. Os quatro melhores trabalhos, em cada uma das rubricas, serão premiados e publicados.


REPÓRTER X - Rubrica ideal para a participação da turma:

--- Reportagem sobre a localidade onde moram, sobre um museu ou um monumento;

--- Entrevista ou artigo sobre uma personalidade conhecida que tenha contribuído para a a história da terra onde vivem.
Tratando-se de uma reportagem ou entrevista, propõe-se que o texto seja acompanhado de video.
Número máximo de caracteres para o texto: 2.850
GIGGLE OPINA - para participação individual.
--- Artigo de opinião sobre um espectáculo, um museu, uma exposição, um filme, um cantor ou um grupo musical, um CD ou DVD, um jogo de computadot ou Playstation, um programa de TV um restaurante, etc.

Os textos devem ser acompanhados de fotografias sobre o asssunto.
Número máximo de caracteres para o texto: 250

CLUBE DO LIVRO - para participação individual.
--- Artigo de opinião sobre um livro que tenham lido e cuja leitura recomendem.
Número máximo de caracteres para o texto: 250
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço bibliotecas@giggle.pt até o disa 3 de Maio de 2009.
BOA SORTE

O dia D de Darwin é Hoje

Bicentenário do nascimento de Charles Darwin
celebra-se esta quinta-feira

Charles Darwin As comemorações do bicentenário de Charles Darwin e dos 150 do lançamento do livro “A Origem das Espécies” centram-se em Inglaterra, apesar de vários eventos preparados para o efeito um pouco por todo o mundo, incluindo em Portugal, Cabo Verde e... online.


DARWIN em PORTUGAL

Artigo no «Hortícula Prática» foi publicado um mês antes da sua morte.
Por Marlene Moura

No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento do naturalista britânico Charles Drawin, consideramos oportuno publicar uma homenagem feita ao investigador ainda em vida, pelo jornal de Hortícula Prática – uma publicação que tem dois séculos no mundo da jardinagem e agricultura. A obra pertencia ao tetravó de um dos nossos leitores.
O referido reconhecimento deu à estampa em Março de 1882, precisamente um mês antes de Darwin falecer. O Jornal de Horticultura Prática (JHP), que se publicou mensalmente no Porto entre 1870 e 1892, foi fundado por José Marques Loureiro, proprietário do Horto das Virtudes, e por José Duarte de Oliveira Júnior, seu redactor de 1870 a 1887.































11/02/2009

CONVITE À LEITURA


O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias
Crónicas das Fronteiras da Ciência

Qual o significado do algarismo que aparece solitário no número do nosso bilhete de identidade? Como conseguimos descobrir nas notas de euro o país e a fábrica onde foram produzidas? Por que é que cada livro tem um número que se chama ISBN? Como é que a lua cheia parece enorme ao nascer? Como é possível que a água quente congele mais depressa que a água fria? O que une um dos mais famosos físicos matemáticos do mundo e os rolos de papel higiénico? Por que é que uma torrada com manteiga cai sempre com a manteiga para baixo? Um dia poderemos ser “teletransportados”?
Estas e muitas outras são as questões postas por Jorge Buescu no livro “O Mistério do Bilhete de Identidade e outras Histórias”, que nasceu das crónicas publicadas numa revista de engenheiros e que tem um subtítulo bem apropriado “ Crónicas das Fronteiras da Ciência”.
Livro de ciência sem notas de rodapé e referências bibliográficas reduzidas ao mínimo, permite-nos entrar em contacto com o mundo dos porquês das coisas de forma fascinante, sem reconstruções romanceadas, nem explicações do senso comum.
É um livro cheio de perguntas, porque é delas que a ciência vive, já que nunca se pode provar que uma teoria científica é verdadeira. Só se pode afirmar que, dentro dos limites em que foi testada, se adequa à realidade, é um bom modelo.
O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias
Jorge Buescu
Gradiva Publicações

Projecto Escola- Electrão



O Projecto Escola Electrão da Amb3E, que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, encerrou as inscrições com 413 Escolas com 2º e 3º Ciclo e Secundário, representando um universo de cerca de 285.000 alunos activamente envolvidos com a temática dos REEE. No Continente encontram-se inscritas 376 Escolas das quais uma é a nossa escola.
Data de entrega do Ponto Electrão: 26 de Fevereiro de 2009
Data de recolha do Ponto Electrão: 5 de Março de 2009
COLABORA E AJUDA A ESCOLA A PARTICIPAR … A RECOLHA JÁ COMEÇOU.
Todos os REEE podem ser depositados no Ponto Electrão excepto as lâmpadas e os de grande dimensão que não possam ser introduzidos na abertura (55cm x 55cm). Os REEE de grande dimensão (ex.: frigoríficos, máquinas de lavar, etc.) podem ser entregues através de uma recolha especial do operador logístico que estiver afecto à escola. As lâmpadas pertencentes à Categoria 5 (Equipamentos de Iluminação) podem ser depositadas desde que inteiras, em caixas de cartão que serão disponibilizadas às escolas em simultâneo com o Ponto Electrão e que deverão ser acondicionadas em local seco. Alertamos que nesta categoria não estão incluídas as lâmpadas incandescentes, de halogéneo, leds e infra-vermelhos.

Podes obter mais informação no endereço : http://www.escolaelectrao.pt/

Os Coordenadores : António Braga, Helena Freitas e Joaquim Seixo

10/02/2009

CONCURSOS E PRÉMIOS

Biblioteca --> CONCURSOS E PRÉMIOS

Público-alvo: professores, alunos, funcionários e encarregados de educação.

---> Acordo ortográfico: regras que não mudam ----------- Responder a perguntas
Recomeçamos o concurso para dar oportunidade a todos, pois só agora ficaram definidos os prémios…

Pergunta 1 (responder até 20 /02/09):

Qual a alínea em que todas as palavras estão bem escritas?
a) familia / vários / Flávia / Sergio
b) familia / vários / Flávia / Sérgio
c) família / vários / Flávia / Sérgio

Enviar a resposta para professor.ap@gmail.com ou preencher o formulário de participação na biblioteca, indicando o nome e telemóvel e, sendo aluno, o ano, turma e número.
Prémio especial para o concorrente com mais respostas certas até Junho:
O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico*

---> Palavras que o vento não leva II ----------------- Escrever textos

Os temas são livres, devendo no entanto os textos ser pessoais (uma frase, um pensamento, comentário sobre a actualidade, reflexões, poemas, fotos interessantes com um pequeno texto). Os textos, a entregar ao longo de todo o ano lectivo, não devem ultrapassar as 250 palavras. Enviá-los para professor.ap@gmail.com ou entregá-los num CD na biblioteca, indicando o nome e número de telemóvel e, sendo aluno, o ano, turma e número.



Prémio especial para o melhor texto:
Publicação do texto num jornal e um belo livro sobre Sintra.

PRÉMIOS
(a sortear entre os participantes nos dois concursos)


A) Professores, funcionários e encarregados de educação:
1º prémio - O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico*
2º prémio - Cheque FNAC no valor de 20€
3º prémio - Um CD de música clássica

B) Alunos do Ensino Básico diurno:
1º prémio - O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico*
2º prémio - Cheque FNAC no valor de 20€
3º prémio - Um CD de música clássica

C) Alunos do Ensino Secundário diurno:
1º prémio - O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico*
2º prémio – Cheque FNAC no valor de 20€
3º prémio – Um CD de música clássica

D) Alunos do Ensino nocturno:
1º prémio - O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico*
2º prémio – Cheque FNAC no valor de 20€
3º prémio – Um CD de música clássica

*O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico é o único dicionário no mercado a registar simultaneamente as duas grafias - antes e depois do novo Acordo Ortográfico -, o que o torna numa obra única no panorama editorial português.

Prémios com o apoio das seguintes entidades:
Câmara Municipal de Sintra, Juntas de Freguesia de Agualva e Cacém, Lisboa Editora e Plátano Editora.

02/02/2009

PLANO NACIONAL DE LEITURA

LER+JORNAIS










O PNL e a RBE chamam a vossa atenção para o projecto Ler+Jornais, destinado a despertar o interesse dos alunos pela leitura de publicações periódicas, e convidam as escolas a contribuir para formar cidadãos mais informados, mais atentos aos assuntos e factos da actualidade e mais conscientes do seu lugar na sociedade.
Ler+Jornais é uma iniciativa pioneira, proposta ao PNL e à RBE pelo jornal Global Notícias que, a partir do dia 16 de Fevereiro e até ao final do ano lectivo, fará a distribuição diária do jornal às bibliotecas escolares que aderirem ao projecto, enviando um número de exemplares suficiente para a leitura em sala de aula.
O projecto pretende envolver alunos e docentes, dirigindo-se prioritariamente a turmas do 10° ano, cujos alunos poderão dispor de um exemplar do jornal, sendo convidados a lê-lo regularmente e a dialogar sobre notícias da actualidade, em tempo lectivo, pelo menos durante um ou dois meses de forma contínua.
Propõe-se que a leitura e o diálogo sobre o conteúdo das notícias escolhidas pelos alunos ocupe entre 10 e 15 minutos, no início ou no final das aulas de:
■ Português;
■ Outras áreas disciplinares que se disponham a aderir.


A organização do projecto ficará a cargo do Coordenador da Biblioteca Escolar que deverá:
- Divulgar a iniciativa, suscitando o interesse pelo projecto, junto dos docentes da disciplina de Português e outros docentes que tenham a seu cargo o 10° ano.
- Recolher as inscrições dos docentes e preencher a ficha de inscrição, disponível em LINK:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index.php?s=textos&pid=2610&fpid=2613&tab1id=1488&tab2id=2609
- Enviar a ficha preenchida à coordenação nacional do projecto através de e-mail, até ao dia 12/02/2009.para poder começar a receber os jornais.
- Disponibilizar um espaço na Biblioteca para colocar os jornais destinados às turmas do 10° ano de escolaridade que irão participar no projecto. (Os jornais poderão ser recolhidos e distribuídos diariamente pelos próprios alunos, de acordo com orientações de cada professor).
- Assegurar uma estratégia de distribuição ampla e de promoção da leitura do jornal na escola, para todos os interessados, indicando espaços públicos para colocar alguns dispensadores do jornal (por ex. bar, sala de professores ou outros) e um cartaz de divulgação do projecto.
- Disponibilizar-se para fazer preencher uma pequena ficha de balanço, no final do ano lectivo, para avaliação do projecto.

Na nossa época, em que o acesso à informação se torna cada vez mais um factor de desenvolvimento pessoal e de cidadania, o PNL e a RBE estão certos de que os docentes saberão aproveitar as potencialidades deste projecto Ler+Jornais para suscitar nos seus alunos mais interesse pela actualidade e para os incentivar a adquirir hábitos de leitura de jornais.