02/02/2009

PLANO NACIONAL DE LEITURA

LER+JORNAIS










O PNL e a RBE chamam a vossa atenção para o projecto Ler+Jornais, destinado a despertar o interesse dos alunos pela leitura de publicações periódicas, e convidam as escolas a contribuir para formar cidadãos mais informados, mais atentos aos assuntos e factos da actualidade e mais conscientes do seu lugar na sociedade.
Ler+Jornais é uma iniciativa pioneira, proposta ao PNL e à RBE pelo jornal Global Notícias que, a partir do dia 16 de Fevereiro e até ao final do ano lectivo, fará a distribuição diária do jornal às bibliotecas escolares que aderirem ao projecto, enviando um número de exemplares suficiente para a leitura em sala de aula.
O projecto pretende envolver alunos e docentes, dirigindo-se prioritariamente a turmas do 10° ano, cujos alunos poderão dispor de um exemplar do jornal, sendo convidados a lê-lo regularmente e a dialogar sobre notícias da actualidade, em tempo lectivo, pelo menos durante um ou dois meses de forma contínua.
Propõe-se que a leitura e o diálogo sobre o conteúdo das notícias escolhidas pelos alunos ocupe entre 10 e 15 minutos, no início ou no final das aulas de:
■ Português;
■ Outras áreas disciplinares que se disponham a aderir.


A organização do projecto ficará a cargo do Coordenador da Biblioteca Escolar que deverá:
- Divulgar a iniciativa, suscitando o interesse pelo projecto, junto dos docentes da disciplina de Português e outros docentes que tenham a seu cargo o 10° ano.
- Recolher as inscrições dos docentes e preencher a ficha de inscrição, disponível em LINK:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index.php?s=textos&pid=2610&fpid=2613&tab1id=1488&tab2id=2609
- Enviar a ficha preenchida à coordenação nacional do projecto através de e-mail, até ao dia 12/02/2009.para poder começar a receber os jornais.
- Disponibilizar um espaço na Biblioteca para colocar os jornais destinados às turmas do 10° ano de escolaridade que irão participar no projecto. (Os jornais poderão ser recolhidos e distribuídos diariamente pelos próprios alunos, de acordo com orientações de cada professor).
- Assegurar uma estratégia de distribuição ampla e de promoção da leitura do jornal na escola, para todos os interessados, indicando espaços públicos para colocar alguns dispensadores do jornal (por ex. bar, sala de professores ou outros) e um cartaz de divulgação do projecto.
- Disponibilizar-se para fazer preencher uma pequena ficha de balanço, no final do ano lectivo, para avaliação do projecto.

Na nossa época, em que o acesso à informação se torna cada vez mais um factor de desenvolvimento pessoal e de cidadania, o PNL e a RBE estão certos de que os docentes saberão aproveitar as potencialidades deste projecto Ler+Jornais para suscitar nos seus alunos mais interesse pela actualidade e para os incentivar a adquirir hábitos de leitura de jornais.

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