11/02/2009

CONVITE À LEITURA


O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias
Crónicas das Fronteiras da Ciência

Qual o significado do algarismo que aparece solitário no número do nosso bilhete de identidade? Como conseguimos descobrir nas notas de euro o país e a fábrica onde foram produzidas? Por que é que cada livro tem um número que se chama ISBN? Como é que a lua cheia parece enorme ao nascer? Como é possível que a água quente congele mais depressa que a água fria? O que une um dos mais famosos físicos matemáticos do mundo e os rolos de papel higiénico? Por que é que uma torrada com manteiga cai sempre com a manteiga para baixo? Um dia poderemos ser “teletransportados”?
Estas e muitas outras são as questões postas por Jorge Buescu no livro “O Mistério do Bilhete de Identidade e outras Histórias”, que nasceu das crónicas publicadas numa revista de engenheiros e que tem um subtítulo bem apropriado “ Crónicas das Fronteiras da Ciência”.
Livro de ciência sem notas de rodapé e referências bibliográficas reduzidas ao mínimo, permite-nos entrar em contacto com o mundo dos porquês das coisas de forma fascinante, sem reconstruções romanceadas, nem explicações do senso comum.
É um livro cheio de perguntas, porque é delas que a ciência vive, já que nunca se pode provar que uma teoria científica é verdadeira. Só se pode afirmar que, dentro dos limites em que foi testada, se adequa à realidade, é um bom modelo.
O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias
Jorge Buescu
Gradiva Publicações

Sem comentários: