14/02/2009

O que recorda da sua escola ?


O que recorda da sua escola ?
Como contribuiu ela para o que é hoje,
não só profissionalmente mas como pessoa?

Todos temos memórias da nossa escola – lugares especiais onde crescemos e fizemos amizades, aprendemos, projectámo-nos no futuro, sonhámos ser isto que em parte somos ou, às vezes, outra coisa que quisemos ser e continua apesar de tudo em nós.
Memórias de cheiros (os fritos da cantina, as aparas de borracha, o pátio nas primeiras chuvas …), de texturas (a rugosidade das velhas carteiras de madeira ou o tampo liso, em fórmica, onde deixávamos mensagens a desconhecidos de outra turma), de espaços (o laboratório, a biblioteca, aquele banco onde namorávamos …), de pessoas (um amigo para a vida, um professor especial …), de novas experiências (aquela visita de estudo, uma aula que se transformou numa revelação …).
Por tudo isto, pensámos que seria interessante ir à procura de antigos alunos da Ferreira Dias e perguntar-lhes o que a Escola/nós lhes demos, em que medida a Ferreira contribuiu para o que são e o que fazem hoje, o que de melhor (e pior) recordam de quando cá andaram.
Trazê-los à Escola, através de depoimentos, para cuja recolha pedimos a sua colaboração e com os quais pretendemos fazer no próximo mês de Março uma exposição no Pátio dos Amendoins. Contactar alguns deles para um encontro/colóquio com os nossos actuais alunos.
A ideia não é simplesmente “recolher casos de sucesso” mas dar uma amostragem o mais alargada possível – alguns/algumas são hoje professores, cantores, mecânicos, médicos, cabeleireiros, advogados, pedreiros, actores, desempregados …
Andaram na Ferreira Dias e nós queremos saber o que é feito deles !
Não existe um limite cronológico, mesmo que, para períodos mais recuados, a recolha seja mais difícil.
Vale tudo – por e.mail, carta, telefone, pessoalmente, através de outros colegas, de familiares, dos registos da escola, se necessário recorrendo aos serviços de um detective particular...
Para a recolha de depoimentos é fundamental a identificação e as fotos (actual e outra “desses tempos”). O depoimento deverá abordar as questões indicadas, mas revestirá a forma que cada um entender – texto corrido ou resposta a cada uma das perguntas – tendo em conta que, cada depoimento, não deverá exceder as 4 páginas A4, com fotos incluídas e um tamanho de letra 16.
Podem simplesmente entregar-nos o texto e as fotos e nós “montamos”, mas agradecíamos que o fizessem até final de Fevereiro, para que a Exposição esteja patente ao longo do mês de Março.
Precisamos da sua colaboração, porque os alunos são…

…O NOSSO MELHOR PATRIMÓNIO !

CLIO, Clube de História e Património
da Escola Secundária de Ferreira Dias

Sem comentários: