18/02/2009

Palavras salteadas… à minha moda!(6)

E de… Espelho (do latim – “speculu”)


Hoje, de manhãzinha, ao olhar para o espelho, dei por mim a murmurar: “Espelho meu, espelho meu, há alguém mais infeliz do que eu?” Claro que há muita gente com boas razões para se sentir mais infeliz do que eu… No entanto, a perspectiva de só regressar ao conforto do lar e às manifestações fidelíssimas da Ginja e da Pipoca (as cadelas mais loucas que há em Azeitão!), cerca de 14 horas depois (afinal, foram 15…) fez-me ficar assim (absurdamente infeliz).
E se os olhos são o espelho da alma, os meus, sendo castanhos, deviam estar bem desfocados, descoloridas, tal era o meu desejo de voltar ao quentinho dos lençóis de flanela.
Já no comboio (o primeiro dos dois que apanho diariamente), pensei: “E se a escolhida para alimentar esta crónica fosse a palavra espelho?” “Nada mal pensado!”, respondi a mim mesmo.
Ao entrar no segundo comboio, em Sete Rios, a crónica estava quase pronta. Depois de me ter questionado se partir um espelho dá realmente sete anos de azar (para o espelho, o azar é óbvio…), pensei na relação que (man)temos com o espelho.
Para uns, a sua presença é uma necessidade imperiosa, esteja ele na mala de mão, na pala do automóvel, no elevador ou numa qualquer casa de banho… O espelho, aqui, reflecte o que queremos mostrar ou até o que queremos ver (ou pensamos que vemos…).
Para outros, é uma invenção amaldiçoada, estigmatizada, culpada de tudo que o vemos (ou julgamos ver…) reflectido na sua face “implacável”.
O espelho sempre esteve na boca do povo e dos grandes pensadores, associando-o à nossa forma de ser e de estar, de ver a vida, de sermos (in)felizes, de nos projectarmos em todas as dimensões temporais: passado, presente e futuro. Eis alguns exemplos:

A memória é o espelho onde observamos os ausentes. (Joseph Joubert)
Os espelhos fariam bem em reflectir um pouco antes de nos devolverem as imagens. (Cocteau)
O comportamento é um espelho no qual todos mostramos o que somos. (Alfred Montapert)
Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho. (Arthur Scopenhauer)
Os homens gostam de se ver reflectidos em espelhos pouco transparentes. (Par Lagerkvist)
O mundo é um espelho, pois se sorrires para ele, ele sorrirá para ti. (Gustave Le Bon)
A arte não é um espelho para reflectir o mundo, mas um martelo para forjá-lo. (Maiakovski)
Se não quiseres ver tolos, deves primeiro quebrar o teu espelho. (Juan Vives)
Nenhum espelho reflecte melhor a imagem do homem do que as suas palavras. (Juan Vives)
A sátira é uma espécie de espelho, onde aqueles que o fitam descobrem a cara de toda a gente menos a sua. (Jonathan Swift)
A consciência é como um espelho, às vezes embacia. (provérbio)
A culpa não é do espelho, se mostra à virgem que está grávida. (provérbio)

E foi na viagem até ao Cacém que os retoques finais foram dados. Depois, foi só imprimir e divulgar (ver http://bbteca.blogspot.com/).
Um bom Carnaval e portem-se bem!
António Pereira

Sem comentários: