10/10/2010

FOTOGRAFIA DA SEMANA

Se olharmos para esta fotografia e virmos, porque olhar e ver são bem diferentes, damos conta que aquele menino é o que muitos de nós gostaríamos de experimentar ser.

Ah, quem não gostaria de se "re-ligare", "re-petir-se" humano mas, ao mesmo tempo, poder ver-se ao espelho e dar conta que, afinal, é um ser especial? A este menino, de olhos tristes, ensinaram-lhe a apontar o dedo da criação para um chão sem vida e sem Adão, colocaram-lhe na mão uma folha em branco com os Mandamentos ditos na sarça-ardente.

Mas ele não percebe nada. Até as asas, que não vê, lhe pesam....

Ícaro excedeu a sua imaginação, mas todos sabemos o resultado. Também este menino ali foi posto. Terá caído? Terá aparecido na realidade do "Talvez"?

No entanto, este menino é cada um de nós, num modo ancestral de ser, num tempo passado e perdido, só ganho através do 'OUTRO'.

É que, por ironia, ninguém consegue ver as asas que tem para poder voar, a não ser num espelho!

E o nosso espelho é – são – os outros!

Por isso, nos perdemos quando deixamos de ser 'Nós/Eu' e queremos imitar os heróis existentes, ou não.

Por isso, D. Sebastião não regressou de Alcácer-Quibir e ainda o esperamos. Não teria espelho na armadura de combate (coisa demasiado fina para aqueles tempos) e talvez os outros de si-mesmo o tivessem abandonado....

Mesmo assim, quem não gostaria de ser ANJO, com aquelas belas e inefáveis asas brancas?

Às vezes somos, mas só quando temos os espelhos da nossa alma por perto!
E esses são os nossos melhores AMIGOS....


Foto: Osvaldo Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes

Sem comentários: