11/05/2012

SONHAR


“Sempre que um homem sonha
O mundo pula e avança”
                                   António Gedeão

Assim como na “Pedra Filosofal” de António Gedeão, também no mundo real, as grandes mudanças e os grandes avanços da Humanidade são feitos por gente sonhadora.
Ao longo da história das civilizações, o progresso foi maioritariamente protagonizado por sonhadores, muitas vezes considerados loucos para os restantes. António Gedeão, como admirável homem da ciência, ao escrever estes dois versos teria em mente, com certeza, os casos de Galileu e Newton, que remaram contra uma maré de ideias no seu tempo, e sonhavam com um Universo concebido de uma forma diferente, mais verdadeira. Hoje são reconhecidos como pensadores, futuristas e imaginários, contudo, não é só no âmbito científico que existem pensadores, nem muito menos é só fora de terras Lusas que tal gente existe: também nós, Portugueses, fomos sonhadores ao encarar a imensidão azul do Atlântico comparada com o “bicho da Terra vil e tão pequeno”, como Camões retratou, e essa mesma imensidão nos fez navegadores, conquistadores e heróis que nesta Terra mostrávamos a todos os povos um exemplo de superação e triunfalismo. Muito mudou neste Portugal nos séculos seguintes, a chama que ardia e alimentava o espírito guerreiro foi-se apagando e o comodismo instalou-se, neste povo que vive da história e da nostalgia.
Será que devemos considerar loucos, todos os que pensam de forma diferente? Os tempos adivinham-se difíceis, e talvez seja a hora certa para deixar sonhar os loucos, virtuosos sortudos, porque “o sonho comanda a vida”, e quem não sonha não vive, sobrevive, como “cadáver adiado que procria” (Fernando Pessoa).
                                                                                                                                                                                                               
André Miranda
12ºC4, 09/12/2011


                                                                                                                                Postado por Carlos Cotter

1 comentário:

Biblioteca Ferreira Dias disse...

Parabéns ao André.
Sonhar e gostar de escrever, apresentando um texto bem construído e que revela conhecimentos vários, só pode ser recompensado com carinho e um 'Muito Obrigada'
A Equipa da BE.