09/01/2017

LER E APRECIAR


Com o início do segundo período letivo, recomeçamos a partilhar os textos que os alunos escrevem, a propósito da obra escolhida.
Como se devem lembrar, o objetivo é:
LER E APRECIAR.
Aqui fica o 4º texto.
Leiam e Apreciem.



Como se o mundo não tivesse Leste, escrito em 1975, por Ruy Duarte de Carvalho, e publicado em 1977, reúne três textos curtos de ficção que contextualizam a última fase do período colonial Angolano. Ruy Duarte de Carvalho começou o seu historial literário no ano de 1972 com a obra Chão de Oferta, somando, posteriormente a este, mais duas dezenas de livros de poesia, ficção, narrativa e ensaio.
A obra conta com três histórias sobre Angola, no período colonial, que se interligam pelas temáticas da seca, pela denúncia da violência colonial e, essencialmente, o trato do gado. Ruy Duarte de Carvalho aproveita o facto de ter trabalhado como regente agrícola, e abre um paralelismo entre o autor e o narrador devido a tal experiência.
Apesar das semelhanças temáticas e de conteúdo dos três textos que constituem a obra, estes diferenciam-se na escrita. A primeira história conta com um texto mais adjetivado e gramaticalmente saturante, levando ao distanciamento dos tópicos onde seria mais importante a maior percetibilidade do texto. A segunda história, por outro lado, parece escrita por outro autor, pelo facto de ser contada de uma forma mais clara e simples fácil de se ler, abrangendo uma maior vastidão de leitores de diversos gostos, e não se prendendo a leitores adeptos de leituras mais complexas. Na edição de 2003, e em determinadas partes da narrativa, o diálogo é reelaborado em versos, conferindo um toque mais relaxado e apelativo à leitura. A terceira história foca-se no carácter divino das coisas, assemelhando-se literariamente à primeira e afastando-se da agradável e mais acessível forma de escrita apresentada na segunda.
 Apesar das características que a diversificam literariamente, esta obra conduz definitivamente o leitor à época colonial em Angola, e é, sem dúvida, uma leitura complexa e para gostos específicos.

Texto 4, João Cardoso, 11º L2, Nº 12, 9 de janeiro de 2017

Como se o mundo não tivesse leste
CARVALHO, Ruy Duarte
Biblioteca Editores Independentes / Cotovia
164 Páginas
4ª Edição
 Preço: 6€
Género: Romance


Sem comentários: