23/01/2017

LER E APRECIAR

Os da minha rua
Autor: Ondjaki
Editoral Caminho, SA, Lisboa, 9ªedição, 2012
152 Páginas
Preço: 8.90€
Género: Romance

           O livro relata o quotidiano de Ndalu, um rapaz africano de classe desfavorecida.
Os da minha rua é um romance escrito em português com muitas palavras e expressões angolanas. É um conjunto de pequenas estórias vividas no espaço da rua que são lembradas pelo narrador. De ação em ação, vamos conhecendo personagens secundárias, amigos de Ndalu, a sua família e as suas aventuras. A beleza do livro consiste no modo como Ondjaki brinca com as palavras, descrevendo emoções e lugares. Ele recria a criança que, de um modo único, relembra a sua infância e aqueles que se deixam para trás, os momentos em que apenas se vê o significado das pequenas coisas, aqueles lugares que transmitem cheiros que se sobrepõem a outras sensações.
                Um dos contos mais interessantes é “Nós choramos pelo cão Tinhoso”. A ação localiza-se na aula de português, no início do 8ºano. Os alunos estão a ouvir a leitura de um conto. Dois anos antes, Ndalu tinha lido com a turma a mesma história e, agora, iam voltar a lê-la. Contava a história de um cão doente. A professora selecionou alguns alunos para a lei

tura da obra. À medida que a história avança, todos os alunos começam a sentir tristeza pelo cão. Calha a Ndalu a leitura da parte final do texto. Ele e outros rapazes fazem esforço para não chorar, pois têm de ganhar uma aposta.
               Refletindo sobre as lembranças, o narrador apercebe-se de que, ao longo do tempo, lemos de maneira diferente, mais seriamente e com mais atenção e reconhece que um livro que em tempos não o tinha marcado, agora, é para ele o livro mais importante de todos.


Texto 6, Rita Ribeiro, Nº24 10ºC3, 23 de janeiro de 2017




Sem comentários: