16/01/2017

LER E APRECIAR

Parábola do Cágado Velho

          Parábola do cágado velho é um livro escrito por Pepetela, escritor angolano, cuja primeira edição foi em 1997. A obra aborda a guerra civil em Angola, e as estratégias usadas nas pequenas aldeias pelos aldeões para lidar com as dificuldades e a ela sobreviver.
          Em Parábola do cágado velho, embora a ação principal seja a vida de Ulume e a sua paixão por Munakazi, não é apenas o que realmente importa. O amor entre estas personagens acaba por ser um fio condutor que guia o leitor através de uma história em contexto de guerra cujas consequências se destacam na vida daqueles que não participam nela nem sabem o motivo da mesma.
          A história retrata uma nova Angola, que não chega a todos após a independência e, no entanto, quando chega, arrasa tudo sem perguntar aos antigos como querem que seja. Para os antigos, as palavras são a arma da vitória.
          É um livro que começou a ser escrito em 1990 e só foi publicado originalmente em 1997. Retrata um período de guerra de uma maneira diferente, mostrando não a versão dos militares mas, sim, a dos camponeses que sofrem as suas consequências, sem realmente saberem se existe um lado bom ou um lado mau.

                 Texto 5, Patrícia Silva, Nº23 10ºL1, 16 de janeiro de 2017

Parábola do Cágado Velho
Autor: PEPETELA
Editora: Dom Quixote/ Leya
Nº edição: 8ª
Paginas: 160
Peço: 12,90€
Género: Romance



Sem comentários: