20/02/2017

LER E APRECIAR

Eis mais um texto da rubrica 'Ler e Apreciar'.
Leituras diversificadas, com escritas originais.
Leiam...Ler não custa nada...
A Divina Comédia – O Inferno
Autor: Dante Alighieri
Publicações Europa-América, 1994
Nº de páginas: 156
Preço: €16,91
Género: Épico
Adaptação em prosa, publicada por Helder L. S. da Rocha, Versão Digital para Ebook, Brasil, 2003
Nº de páginas: 210 (texto e notas)
Preço: €03,09 (Versão Digital)

      O Inferno é a primeira parte de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso. Inferno está dividido em trinta e quatro cantos. A 1ª edição foi lançada entre 1304-1321 e, na origem, em verso.
      O tema desta clássica obra da literatura Italiana é a viagem de Dante aos nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra,  fundamentada no conceito medieval de Inferno, e guiada pelo poeta romano Virgílio. A viagem começa quando Dante se vê perdido numa floresta escura e amedrontadora, pois a sua vida tinha deixado de seguir o caminho certo. Após tentativas frustradas de escapar, tendo aparecido três feras que impediam a sua fuga, Virgílio aparece a Dante, a mando de Beatriz, que descera dos Céus até ao Limbo para pedir ajuda a Virgílio, e propõe um trajeto diferente. Durante a sua viajem, Dante mapeia todos os ciclos e, ao mesmo tempo, descreve a justiça que lá é feita aos que não agiram bem durante as suas vidas.
     O livro, que tem uma linguagem muito complexa, cria a visão do mito de Inferno como foi ensinado ao longo de muitos séculos até à cristandade. É notória a perceção de que apenas um livro conseguiu e consegue mudar todo um cenário do imaginário humano, principalmente se transmitir conteúdos religiosos ou míticos. Como se não bastasse o imaginário representado, faz parte da literatura italiana que se tornou uma das mais influentes nas crenças cristãs atuais. 

Texto 10, Israel Maia, Nº30, 10ºC3







Sem comentários: