10/01/2012

Crónica premiada do concurso "Atreve-te a Ler"


Título da obra: Bichos
Autor: Miguel Torga
Apreciação crítica desta obra:
Antes de expor a minha apreciação sobre este livro, vou fazer uma breve referência ao autor.
Miguel Torga nasceu a 12 de agosto de 1907 em S. Martinho da Anta, Trás-os-Montes, e faleceu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra. O seu verdadeiro nome é Adolfo Correia da Rocha e Miguel Torga é o seu pseudónimo literário pelo qual ficou conhecido.
Destacou-se como poeta, contista, memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.
Algumas das obras deste aclamado autor são: Os Contos da Montanha, Diário, Rampa, entre outras.
Como prova da grandiosidade de Miguel Torga temos a tradução dos seus livros em diversas línguas.
As obras de Miguel Torga são consideradas de carácter humanista, uma vez que nelas só a Humanidade é digna de louvores. No entanto, na obra Bichos não é isso o que acontece; aí, Miguel Torga apresenta indiferenciadamente homens e animais, unidos por características semelhantes, colocando, assim, todos no mesmo patamar.
A ideia principal deste livro centra-se numa contradição entre a vida e a cultura de uma sociedade, através da apresentação de animais com sentimentos humanos e vice-versa, numa irmandade entre homens e animais.
Este livro sensibiliza bastante o leitor para a reflexão sobre certos comportamentos humanos na interação com os animais, e, por vezes, essas atitudes não são as mais corretas.
Apenas no conto "Jesus" é que podemos encontrar sentimentos mais ténues da essência humana como a felicidade, o amor, a pureza e o respeito.
No decurso da leitura deste livro e chegando ao último conto, "Vicente", é que nos apercebemos como os animais, por vezes, perdem a sua liberdade devido às atrocidades humanas.
Valeu a pena ler esta obra porque me fez refletir sobre os meus comportamentos para com o meu animal de estimação.
E, apesar de e maioria dos contos ter um final triste, por acabarem em mortes, abandonos, torturas e outros finais trágicos, aconselho, na mesma, a leitura desta obra, pois faz-nos refletir sobre determinadas atitudes a que, por vezes, nem damos importância.

Trabalho realizado por:
Emilie Daio, 13, 10º C2
dezembro de 2011
À autora, os parabéns de toda a equipa de Biblioteca Escolar.

Postado por Carlos Cotter

Sem comentários: