30/10/2013

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

“ E SE EU FOSSE UMA BIBLIOTECA?”

1º Prémio: José Gaspar Aragão, 12ºC5, nº 23

Texto Vencedor:

Ser uma biblioteca consiste            
Em assumir várias formas de vida
Pegar em quase tudo o que existe
Para construir pontos de partida.

Poderia assumir-me como árvore na Primavera
Com ramagens tão verdes e extravagantes
Com folhas distribuídas pelos ramos
Assim como os livros estão pelas estantes.

Como a terra é penetrada pela raiz
Os livros penetram a mente humana
Para cada um de nós ser juiz
Olhando e julgando tudo de forma mais mundana.

Como árvore sacrificaria a minha existência
Só para me transformar em objeto de leitura
Cortando assim meu tronco, minha essência
Só para transmitir em formato de papel, a cultura.

Poderia ser constelação como a Ursa Maior
Sendo cada livro uma estrela cintilante
Iluminando tudo ao meu redor
Deixando cada mente mais brilhante.

Seria fogo, ar, terra e mar
Para que os humanos criassem de mim dependência
Para que todos me pudessem valorizar
Vendo em mim meio de sobrevivência.

Inspirador como o ar ou uma musa da poesia
Seria fogo da paixão de um romance
Cultivado como a terra ou um livro de filosofia
Misterioso como o mar ou livro de suspense.

Tal como o Sol ilumina o ser
O livro ilumina as mentes
Mostrando-nos outras formas de viver
Tornando-nos seres mais inteligentes.

Se fosse uma biblioteca
Seria um poço de cultura e imaginação
E se os meus dedos fossem livros
A todos eu daria a mão.

Sem comentários: